Reforço na resposta Europeia: reunião informal dos ministros de saúde europeus

16/07/2020

“Unidos temos de reforçar a resiliência da Europa”, declarou Jens Spahn, o Ministro da Saúde alemão, país que desde o início de julho lidera a presidência da União Europeia, acompanhado pela Ministra da Saúde portuguesa, Marta Temido, pelo Ministro da Saúde esloveno, Tomaž Gantar, e pela Comissária Europeia da Saúde, Stella Kyriakides, na conferência de imprensa após a reunião informal dos ministros da saúde da Europa, que decorreu esta manhã, em Berlim.

Enquanto os ministros que compõem o trio de presidências – Portugal vai assumir a presidência no primeiro semestre de 2021 e a Eslovénia no semestre seguinte -, se reuniram presencialmente, os restantes ministros da saúde europeus assistiram à sessão por videoconferência.

Trabalhar em conjunto para combater a pandemia por Covid-19 e reforçar a capacidades de responder a crises de saúde são as prioridades chave da presidência alemã da União Europeia para a Saúde.

Objetivos da Política de Saúde

  • O Ministro da Saúde alemão elegeu os três objetivos de política de saúde a seguir pela Presidência do Conselho:
  • Reforço do abastecimento de medicamentos e de dispositivos médicos essenciais (como máscaras faciais), devendo apostar-se na constituição de uma reserva estratégica à escala europeia.
  • Reforçar a cooperação na área da investigação, nomeadamente no que se refere à partilha de dados de saúde entre os vários Estados-membros.
  • Fortalecimento das instituições europeias de saúde pública, como o ECDC e a EMA, para poderem trabalhar em igualdade de condições com as suas congéneres norte-americanas.