Número de órgãos transplantados cresceu em 2019

20/07/2020

Comemora-se esta segunda-feira, 20 de julho, o Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, como reconhecimento aos dadores e famílias, aos profissionais de saúde, assim como para recordar à sociedade que a doação de órgãos ajuda a salvar a vidas.

De acordo com dados da Coordenação Nacional de Transplantação, o número de órgãos transplantados atingiu os 878 em 2019, mais 49 (5,9%) face ao ano anterior, tendo o transplante pulmonar registado o maior aumento de sempre, com um aumento de 40%, atingindo o maior número de pulmões transplantados até hoje: 70 órgãos em 39 doentes.

Segundo o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), a doação de órgãos (total de 430 dadores) manteve a sua tendência ascendente, com uma subida de 3,4%, sendo que as causas de morte, no dador falecido, foram em 80% dos casos por doença médica e destas, 82% por acidente vascular cerebral.

Para assinalar a efeméride, o  IPST promove um webinar, esta manhã, a partir das 11h00. A sessão de encerramento da cerimónia conta com uma mensagem do Secretário de Estado da Saúde (SES), António Lacerda Sales.

Recorde-se que o Governo instituiu o dia 20 de julho, em 2019, como o Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, para comemorar a data da realização do primeiro transplante de órgãos em Portugal, realizado há 50 anos. Foi a 20 de julho de 1969, que a equipa médica liderada pelo cirurgião Linhares Furtado fez, pela primeira vez, um transplante renal com dador vivo, intervenção pioneira, na altura, no país.