Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade Laboratorial disponibiliza mais de 260 programas em 2021

imagem do post do Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade Laboratorial disponibiliza mais de 260 programas em 2021

12-10-2020

O Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade Laboratorial (PNAEQ), coordenado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, disponibiliza, no próximo ano, 262 programas de avaliação nas áreas clínica, POCT (point of care test), genética, anatomia patológica, ecotoxicologia, microbiologias do ar, águas, alimentos e areias. Entre estes destaca-se um programa para avaliação do desempenho laboratorial para o diagnostico SARS-CoV-2.

A participação nos programas disponibilizados pelo PNAEQ permite aos laboratórios, públicos e privados, monitorizar e implementar a melhoria da qualidade analítica. Com cerca de 300 participantes nos programas disponibilizados, o PNAEQ mantém consórcios e protocolos com entidades congéneres internacionais, além de contar com a colaboração de peritos nacionais e internacionais para a avaliação de resultados e a emissão de pareceres técnicos, bem como para a organização de estudos piloto e seleção de amostras controlo, incluindo casos de estudo com história clínica de interesse.

Criado em 1978, o PNAEQ promove, organiza e coordena, de forma independente, programas de avaliação externa da qualidade laboratorial. A participação dos laboratórios é voluntária e confidencial e, de um modo retrospetivo, permite a avaliação do desempenho e comparação entre pares, bem como a deteção de erros sistemáticos através da determinação em condições de rotina, de amostras de conteúdo desconhecido do laboratório, sendo assegurada, desta forma, a comparabilidade e uniformidade dos resultados dos laboratórios aderentes.

Através da avaliação retrospetiva, o PNAEQ contribui para a garantia a qualidade dos serviços prestados à população portuguesa pelos laboratórios de análises clínicas, patologia clínica, anatomia patológica, farmácias comunitárias, centros de rastreio, laboratórios ambientais, entre outras entidades em funcionamento no País. As inscrições para o próximo ano são realizadas exclusivamente online, através do preenchimento do seguinte formulário.