CH Algarve Assinala Dia Nacional do Doente com AVC a 31 de Março, com Rastreios Gratuitos em Faro e Portimão

O Centro Hospitalar do Algarve (CHAlgarve) assinala o Dia Nacional do Doente com AVC (acidente vascular cerebral), que se celebra a 31 de março, com a presença de equipas de profissionais de saúde nos mercados municipais de Faro e Portimão, que vão realizar rastreios gratuitos e disponibilizar informação sobre os fatores de risco.

Quem passar pelo mercado municipal de Faro, entre as 8 e as 16 horas, vai ter a oportunidade de avaliar a tensão arterial, a frequência cardíaca, o índice de massa corporal, o perímetro abdominal, a glicémia e a colesterolémia. Paralelamente, no mesmo espaço e horário, a equipa multidisciplinar da Unidade de AVC está disponível para efetuar avaliações de risco individualizadas e prestar aconselhamento aos participantes.

No barlavento algarvio, os rastreios e ações para assinalar este dia são dinamizadas pelo Núcleo de Enfermagem de Reabilitação – Portimão/Lagos e vão decorrer no mercado municipal de Portimão, entre as 10 e as 14 horas. A par desta vertente preventiva, serão feitas demonstrações de apoio aos doentes com AVC.

No período da tarde, a partir das 15 horas, o auditório do hospital de Faro acolhe uma sessão de informação sobre a patologia e os fatores de risco da doença, bem como a disponibilização de conselhos úteis relativos à promoção de hábitos de vida saudáveis. Aberta ao público, a sessão conta com as presenças do Presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve e de responsáveis do Conselho de Administração do CHAlgarve.

Com o objetivo de divulgar junto da população algumas formas de intervenção do enfermeiro de reabilitação nos cuidados especializados de reabilitação no doente com AVC, estará ainda patente, no átrio do hospital de Portimão, até ao dia 4 de abril, uma exposição onde é evidenciado o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Enfermagem de Reabilitação – Portimão/Lagos ao longo dos últimos anos.

Exposição a 31 de Março, Dia do Doente com AVC no Rovisco Pais

Rovisco Pais assinala a data, 31 de março, com inauguração de exposição de artista plástico a recuperar de AVC.

O Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais (CMRRC – RP), na Tocha, assinala o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC), que se comemora a 31 de março, com a primeira exposição “Arte no Hospital” que conta com trabalhos de Guilherme Agria, artista plástico que, a recuperar de um acidente vascular cerebral na instituição, retoma dois anos depois, uma atividade que julgara perdida, a pintura.

Utente da Unidade de Cuidados Continuados Integrados do CMRRC – RP, onde iniciou a sua recuperação, Guilherme Agria é um dos primeiros doentes a beneficiar da iniciativa “Arte no Hospital”.

De acordo com o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, não constituindo uma novidade em ambiente clínico, a arte terapêutica tem como objetivo que os doentes expressem, fora dos tempos de tratamento e reabilitação, os seus pensamentos e emoções, energias e  comportamentos, de uma forma positiva. Contribui ainda para:

  • Diminuir a ansiedade e depressão;
  • Melhorar a orientação;
  • Melhorar a interação social;
  • Melhorar a autoestima;
  • Estimular as capacidades motoras, sensoriais e cognitivas.

Folheto informativo

CMRRC-RP – http://www.roviscopais.min-saude.pt/

Nomeação do Chefe de Divisão de Estilos de Vida Saudável – DGS

Inclui a Súmula Curricular.

Celebrados Contratos com Assistentes Convidados – ESS – U Algarve

Nomeação da Diretora do Serviço de Especialidades Médicas – ULS Baixo Alentejo

ACSS: Esclarecimento Acerca do Exercício em Acumulação de Funções em Direção e Chefia

Circular Informativa n.º 15 ACSS de 25/03/2015
Esclarecimento no âmbito da instrução e gestão de processos das entidades convencionadas.

Transcrevemos:

«PARA: Administrações Regionais de Saúde, I., Entidades convencionado para a prestação de cuidados de saúde

ASSUNTO: Esclarecimento no âmbito da instrução e gestão de processos das entidades convencionadas

Considerando a necessidade de atualizar e uniformizar procedimentos no âmbito da gestão dos processos de convenção e de proceder ao esclarecimento de dúvidas suscitadas pelas próprias entidades convencionadas e do Setor Social, a propósito do exercício em acumulação de funções ou atividades públicas e privadas, esclarece-se que:

  1. Tanto para o regime das incompatibilidades previsto no Decreto-Lei n.º 97/98, de 18 de abril, como o previsto no Decreto-Lei n.º 139/2013, de 9 de outubro, deve ser interpretado como respeitando apenas ao exercício de cargos de direção técnica em entidades convencionadas ou do Setor Social, quando os profissionais sejam trabalhadores com funções de direção e chefia no âmbito dos estabelecimentos ou serviços do Serviço Nacional de Saúde e os mesmos estejam devidamente autorizados à acumulação de funções nos termos legais.
  2. Para os profissionais de saúde não vinculados ao Serviço Nacional de Saúde, entende-se que daquele regime não resulta qualquer restrição ao exercício de atividade, como trabalhador ou prestador de serviços, em um ou mais estabelecimentos privados ou do Setor Social, com ou sem convenção com o Ministério da Saúde, desde que os respetivos horários de trabalho não sejam sobreponíveis.

O Presidente do Conselho Diretivo

(Rui Santos Ivo)»