INSA: Bolsa de Investigação “Total Diet Studies Exposure – TDS-Exposure”

 ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO NO ÂMBITO DO PROJETO TOTAL DIET STUDIES EXPOSURE

«O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Departamento de Alimentação e Nutrição, abre Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), a candidatos (F/M), com o grau de Licenciado, no âmbito do Projeto FP7- KBBE-2011-5, designado por “Total Diet Studies Exposure – TDS-Exposure”, financiado e aprovado pelo 7º Programa Quadro (FP7) da Comissão Europeia. Fase de Candidatura: 12-01-2015 a 23-01-2015.

Saiba mais…»

«

Atribuição de Bolsa de Investigação
no âmbito do Projeto
Total Diet Studies Exposure
TDS-Exposure

(FP7- KBBE-2011-5)

EDITAL

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Departamento de Alimentação e Nutrição, abre Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), a candidatos (F/M), com o grau de Licenciado, no âmbito do Projeto FP7- KBBE-2011-5, designado por “Total Diet Studies Exposure – TDS-Exposure”, financiado e aprovado pelo 7º Programa Quadro (FP7) da Comissão Europeia. Fase de Candidatura: 12-01-2015 a 23-01-2015.

As condições de abertura da bolsa são as seguintes:

Área científica: Química

Requisitos de admissão:

  1. Licenciatura (Pré-Bolonha) de 5 anos na área das Ciências Agrárias ramo Agrícola ou afins com estágio integrado e média final de Licenciatura igual ou superior a 12 valores. (obrigatório);
  2. Formação superior a 1 ano na área de Espectrometria de Massa por Plasma Induzido (ICP-MS) (obrigatório);
  3. Experiência comprovada em  análise quimica de  alimentos;
  4. Experiência relevante e comprovada no desenvolvimento e validação de métodos de análise por ICP-MS e especiação química por HPLC-ICP-MS (obrigatório);
  5. Experiência de software de tratamento de dados;
  6. Experiência relevante na Norma ISO 17025:2005 – Requisitos gerais de competência para laboratórios de ensaio e calibração e a Norma ISO 34:2000 – Requisitos gerais para a competência dos produtores de materiais de referência;
  7. Dá-se preferência a quem demonstre experiência em Investigação Científica; e Formação
    em Laboratórios Internacionais;
  8. Outros critérios: interesse e motivação face ao tema; gosto e experiência de trabalho numa equipa multidisciplinar, facilidade de comunicação de conceitos e metodologias da área a outras áreas disciplinares.

Plano de trabalhos: Participação no desenvolvimento de metodologias analíticas  avançadas para   quantificação de contaminantes inorgânicos em alimentos como consumidos; Apoio à elaboração de artigos, comunicações e relatórios científicos, bem como noutras atividades de âmbito administrativo do projeto.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto(Estatuto do Bolseiro de Investigação) com a redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei 202/2012, de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação); Regulamento da formação avançada e qualificação de recursos humanos 2012 (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

Duração e Regime da Atividade: A bolsa terá a duração de 12 meses. O início previsto da Bolsa é o dia 9 de Fevereiro de 2015, à qual será afeto o Bolseiro em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) e o Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto e com a redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei 202/2012, de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica).

Local de trabalho: As atividades serão desenvolvidas, maioritariamente, na Unidade de  Investigação & Desenvolvimento, do Departamento de Alimentação e Nutrição deste Instituto, podendo haver necessidade de deslocações no âmbito do projeto.

Orientação Científica: O trabalho será coordenado pela Doutora Isabel Castanheira, Investigadora Principal do Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

Método de avaliação: os critérios de avaliação das candidaturas serão os seguintes: avaliação curricular (20 valores), e eventual entrevista aos três melhores classificados, no método de avaliação curricular, caso o Júri venha a entender como necessário. Os métodos e critérios de seleção e sua valoração são os seguintes:

  • Avaliação curricular: Experiência profissional até 8 valores; Formação profissional até 4 valores; Experiência em Investigação Científica até 8 valores.

Constituição do Júri: O Júri é constituído por elementos de reputada idoneidade, científica e técnica para as áreas em relevo, constituído por: Doutora Isabel Castenheira (Presidente do Júri) Investigadora Principal da Carreira de Investigação Científica do INSA, Doutora Ana Sofia de Matos Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Doutora Maria Graça Dias, Técnica Superior do INSA vogais efetivos do concurso, Mestre Carla Mota e Doutora  Elsa Vasco vogais suplentes do concurso.

Remuneração: Remuneração mensal (745€ – setecentos e quarenta e cinco euros) de acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação, no País, atribuídas pela FCT (http://www.fct.mctes.pt)

Documentos de Candidatura: o processo de candidatura deverá incluir uma carta de apresentação, Curriculum Vitae detalhado (Europass), cópia(s) do(s) certificados de habilitação.

Todas as candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para:

Doutora Isabel Castanheira
isabel.castanheira@insa.min-saude.pt

Data de início e de conclusão do prazo do Concurso: As candidaturas decorrem entre o dia 12-01-2015 a 23-01-2015.

Data limite de receção das Candidaturas: 23-01-2015.

Comunicação dos resultados aos candidatos e outras informações: Os resultados do concurso serão comunicados aos candidatos através de correio eletrónico, com recibo de entrega. Após o envio do resultado da candidatura, considerar-se-á automaticamente notificado para consultar o processo se assim o desejar e pronunciar-se em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias. O candidato selecionado deve declarar, por escrito, a sua aceitação e comunicar a data de início efetivo da bolsa. Salvo apresentação de justificação atendível, a falta de declaração dentro do prazo requerido (10 dias) equivale à renúncia da bolsa. Em caso de impedimento de aceitação da bolsa pelo primeiro candidato selecionado, a opção será o segundo qualificado (e assim sucessivamente) de acordo com a lista ordenada pelo Júri do concurso, a constar em Ata. A lista final de classificação será afixada em local visível, na Ala da Direção de Recursos Humanos, piso 2, deste Instituto.»

 

 Logo  Logo