Esclerose Múltipla em Debate no Algarve a 17 de Janeiro

Esclerose múltipla em análise na 6.ª edição do Congresso Regional do Algarve da SPEM, que decorre a 17 de janeiro.

Decorre, no dia 17 de janeiro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, a partir das 9 horas, o 6.º Congresso Regional do Algarve, promovido pela delegação distrital de Faro da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM).

O congresso reúne diversos especialistas na área da esclerose múltipla e tem como objetivo debater questões relacionadas com a doença.

Temas em debate:

  • O estado da arte na esclerose múltipla;
  • A nutrição e a esclerose múltipla;
  • Questões urológicas no doente com esclerose múltipla;
  • Viver e conviver com esclerose múltipla.

Este encontro tem também uma passagem de modelos, que junta pessoas com esclerose múltipla, que tem o objetivo de alargar o conhecimento da população sobre esta doença crónica e envolver os doentes com a comunidade.

A esclerose múltipla afeta mais de 8.000 portugueses. Em todo o mundo são cerca de 2,5 milhões de pessoas com esta doença inflamatória crónica do sistema nervoso central que se manifesta sobretudo em jovens adultos, entre os 20 e os 40 anos de idade, e que interfere com a capacidade do doente em controlar funções como a visão, a locomoção, o equilíbrio e também a parte cognitiva.

As mulheres têm duas vezes mais probabilidades de desenvolver esclerose múltipla do que os homens e a patologia tem um impacto significativo na qualidade de vida dos doentes e das suas famílias. Cerca de 85% dos doentes queixam-se de fadiga constante, independentemente do seu grau de incapacidade provocado pela doença, o que interfere com a sua qualidade de vida e produtividade.