Logo Portal da Saúde

Plano Nacional de Saúde (PNS): Revisão e Extensão a 2020

Plano Nacional de Saúde vai vigorar até 2020, tendo sido atualizados os quatro eixos estratégicos e definidas novas metas.

«A atualização do Plano Nacional de saúde (PNS), agora revisto e estendido até 2020, define como grandes metas a redução para menos de 20% da taxa de mortalidade prematura (abaixo dos 70 anos), o aumento em 30% da esperança de vida saudável aos 65 anos de idade e ainda a redução dos fatores de risco relacionados com as doenças não transmissíveis, nomeadamente a obesidade infantil e o consumo e exposição ao tabaco.

A revisão e extensão a 2020 do PNS surge na sequência do trabalho desenvolvido ao longo do último ano com os vários stakeholders da saúde, seguindo as Grande Opções do Plano para 2015, bem como as recomendações e acompanhamento da Organização Mundial de Saúde – Europa (OMS-EURO) no relatório sobre a implementação do PNS 2012-2016. O documento contempla ainda os contributos do Conselho Consultivo e de Acompanhamento e do Grupo de Peritos do PNS.

Neste documento orientador das políticas de saúde foram atualizados os quatro eixos estratégicos que transitam do PNS anterior: Cidadania em Saúde, Equidade e Acesso Adequado aos Cuidados de Saúde, Qualidade na Saúde e Políticas Saudáveis.

Ao propor este documento, a Direção-Geral da Saúde procura promover o envolvimento do sector público, privado e social no sentido de implementar o PNS através da execução das suas orientações, estratégicas e operacionais, de modo a obter mais ganhos em saúde para a população portuguesa, assegurando a equidade, qualidade e sustentabilidade do Sistema de Saúde.»

Veja: PNS – Revisão e Extensão a 2020

Direção-Geral da Saúde > Plano Nacional de Saúde