“A gripe em Portugal: Análise Preliminar da Atividade Gripal 2014/2015” – INSA

« O Programa Nacional de Vigilância da Gripe (PNVG) integra as componentes clínica e laboratorial, permitindo a descrição da atividade gripal na população portuguesa através da determinação semanal da taxa de incidência de síndroma gripal (SG) e da identificação e caracterização das estirpes do vírus da gripe que circulam em cada inverno. A vigilância da gripe é realizada durante todo o ano, estando especialmente ativa entre os meses de outubro e maio, atualizando e disponibilizando semanalmente a informação relacionada com a atividade gripal, por forma a possibilitar orientações para as medidas de intervenção que conduzam à redução da morbilidade e mortalidade e prevenção da doença respiratória.

Na última edição do Boletim Epidemiológico Observações foi publicado o artigo “A gripe em Portugal: análise preliminar da atividade gripal 2014/2015”. Pretende-se, com este trabalho, divulgar a análise preliminar da atividade gripal em Portugal na época de 2014/2015 (entre 15 de setembro de 2014 e 20 de março de 2015).

Durante o período em estudo foram notificados casos de SG de acordo com a definição do European Centre for Disease Prevention and Control, i.e. início súbito dos sintomas e com a presença de pelo menos um sinal/sintoma sistémico e respiratório. As taxas de incidência semanais de SG foram calculadas com base nas notificações de SG enviadas ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge pela Rede Médicos- Sentinela, no âmbito da componente clínica do PNVG.

Autores: Pedro Pechirra, Paula Cristóvão, Inês Costa, Carla Roque, Paula Barreiro3, Sílvia Duarte, Ausenda Machado, Ana Paula Rodrigues, Baltazar Nunes, Raquel Guiomar. Publicação: Boletim Epidemiológico Observações n.º 12, trimestre abril-junho de 2015 »

Leia aqui o artigo.

Veja todas as relacionadas:

Tag Gripe