2 Unidades de Saúde Familiar do Algarve Transitaram do Modelo A para o Modelo B a 1 de Julho

«No dia 1 de julho, a Unidade de Saúde Familiar (USF) Lauroé e a USF Albufeira transitaram de modelo A para modelo B, na sequência do Despacho n.º 6850-A/2015 do Gabinete da Ministra de Estado e das Finanças e do Ministro da Saúde, que fixa o número máximo de Unidades de Saúde Familiar (USF) a constituir no ano de 2015 e determina o número máximo de USF que transitam do modelo A para o modelo B.

A passagem para modelo B destas unidades vai permitir atribuir médico de família a 2700 utentes dos concelhos de Loulé (1500) e de Albufeira (1200) e, simultaneamente, com a possibilidade de alargamento das atividades previstas no âmbito dos programas de prevenção e promoção da saúde, vai constituir-se como uma mais-valia para a população, contribuindo para a obtenção de ganhos em saúde.

A USF Lauroé, localizada no concelho de Loulé, é constituída por uma equipa de seis médicos, seis enfermeiros e cinco assistentes técnicos. Abrange, neste momento, um total de 9900 utentes. A USF Albufeira é composta por cinco médicos, cinco enfermeiros e quatro assistentes técnicos, e abrange, atualmente, cerca de 8300 utentes.

De acordo com a Administração Central do Sistema de Saúde, o modelo B é “o indicado para equipas com maior amadurecimento organizacional onde o trabalho em equipa de saúde familiar seja uma prática efetiva e que estejam dispostas a aceitar um nível de contratualização de patamares de desempenho mais exigente”.

Neste momento encontram-se em atividade nove USF na região do Algarve, cinco delas em modelo B.»

Veja a publicação relacionada e por nós publicada:

Despacho n.º 6850-A/2015: 33 USF Serão Constituídas em 2015, 18 Transitam do Modelo A para o Modelo B