Bolsa de Investigação na área de Genómica Funcional, NGS, Biologia Celular e Medicina Molecular – Projeto Harvard Medical School – Portugal

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Departamento de Genética Humana, abre Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação  na área de Genómica Funcional, NGS, Biologia Celular e Medicina Molecular, integrada no Projeto de Cooperação Harvard Medical School – Portugal (Ref. HMS-P/ICT/0016/2013), intitulado “Citogenética de Próxima Geração Irrompe nos Cuidados de Saúde e Contribui para Anotação do Genoma Humano”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

Saiba mais…

« Data Limite : 17-08-2015

Anúncio para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projeto de Cooperação Harvard Medical School – Portugal em Investigação Clínica e de Translação, Intitulado “Citogenética de Próxima Geração Irrompe nos Cuidados de Saúde e Contribui para Anotação do Genoma Humano”

Ref. HMS – HMSP ICT/0016/2013 (BIM)

EDITAL

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para candidatos (M/F) com o Grau de Mestre em Genómica Funcional ou numa área afim e experiência relevante na área do projeto acima mencionado. Com este projeto pretende-se contribuir para a introdução da sequenciação de próxima geração na identificação de alterações cromossómicas/genómicas com uma resolução nucleotídica e elucidação da patogénese molecular destas doenças associadas a estes rearranjos.

Fase de Candidatura: 28-07-2015 a 17-08-2015

As condições de Abertura da Bolsa são as seguintes:

Duração e Regime de Atividade: A bolsa, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT e o Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto), terá a duração de 12 meses, renovável até o término do projeto, com início previsto para 15 de Setembro de 2015. As atividades serão desenvolvidas, maioritariamente, na Unidade de Investigação e Desenvolvimento, Departamento de Genética Humana do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P..

Objeto de atividade: A bolsa terá como objetivo contribuir para a execução do projeto acima mencionado, nomeadamente: i) Aplicação de NGS na caraterização dos pontos de quebra de rearranjos genómicos com uma resolução nucleotídica; ii) Elucidação da patogénese molecular das anomalias congénitas associadas a rearranjos genómicos, de um ponto de vista mais abrangente, usando diferentes níveis de estudo e vários tipos de materiais biológicos (linhas pluripotentes e linhas primárias), estudo de interações genómicas, entre outros.

Orientação Científica: O trabalho integrado no Projeto de Investigação Clínica e de Translação no âmbito do Acordo de Cooperação entre Portugal e a Harvard Medical Scholl, será coordenado pelo Investigador Principal do projeto Doutor Deszo David.

Os candidatos deverão preencher os seguintes requisitos: Mestrado na área de Genómica Funcional ou numa área afim e experiência na área do projeto.

Critérios de seleção:

  • 1. Formação académica (40%);
  • 2. Conhecimentos e experiência laboratorial nas áreas onde se irá desenvolver o projeto (60%).
  • Após avaliação curricular, segundo os critérios acima descritos, o júri pré-selecionará os candidatos, que serão convocados por correio eletrónico para uma entrevista com vista a aferir o grau de conhecimentos e experiência nas áreas de interesse para o projeto.

Constituição do Júri: Doutor Dezso David, Investigador Auxiliar; Doutor João Lavinha, Investigador Principal; Mestre Bárbara Marques, Assistente Principal da carreira dos Técnicos Superiores de Saúde, ramo genética; Vogal suplente Doutora Maria João Silva, Investigador Auxiliar.

Remuneração: Renumeração mensal é de 980 € (novecentos e oitenta euros, de acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação para Mestres no País, atribuídas pela FCT.

Documentos de Candidatura (submetidos num único ficheiro PDF):

  1. Carta de motivação dirigida ao responsável do projeto assim como um breve resumo dos interesses de investigação e resultados alcançados;
  2. Curriculum Vitae detalhado;
  3. Habilitações Académicas;
  4. Duas cartas de recomendação, com o contacto telefónico e correio eletrónico da pessoa que a redige.

As candidaturas deverão ser dirigidas a:

Doutor Dezso David
Departamento de Genética Humana, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P.
Av. Padre Cruz | 1649-016 Lisboa | Portugal
Correio eletrónico: dezso.david@insa.min-saude.pt
Telefone: (+351) 217 519 322

Data de início e de conclusão do prazo do Concurso: As candidaturas decorrem entre os dias 28.07.2015 a 17.08.2015.

Comunicação dos resultados aos candidatos e outras informações: Após avaliação do CV, os candidatos serão pré-selecionados para entrevista (só os candidatos pré-selecionados serão informados por correio eletrónico). O resultado do processo de seleção e classificação final será divulgado, através do website do Instituto Ricardo Jorge e serão comunicados aos candidatos selecionados por correio eletrónico, com recibo de entrega.

Após o envio do resultado da candidatura, considerar-se-á automaticamente notificado para consultar o processo se assim o desejar e pronunciar-se em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis. Os candidatos selecionados devem declarar, por escrito, a aceitação da bolsa e comunicar a data de início efetivo da mesma. Salvo apresentação de justificação atendível, a falta de declaração dentro do prazo requerido (10 dias) equivale à renúncia da bolsa.

Em caso de impedimento de aceitação da bolsa pelo primeiro candidato selecionado, a opção será o segundo classificado (e assim sucessivamente) de acordo com a lista ordenada pelo Júri do concurso, a constar em Ata.

A concessão da bolsa será regida pelo estabelecido na legislação em vigor, nomeadamente: Normas para a Atribuição de Bolsas no Âmbito de Projetos de Investigação da FCT, Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Decreto-Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto) e Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do INSA