Vídeo Promocional Sobre o Projeto Europeu JA-CHRODIS – INSA

Chronic Diseases: Everyone’s Businessé o título do vídeo promocional que o consórcio europeu JA-CHRODIS (Joint Action on Chronic Diseases and Promoting Healthy Ageing Across the Life Cycle) acaba de divulgar e onde são destacados alguns dos números relacionados com as doenças crónicas na Europa. Por exemplo, que as doenças crónicas cardiovasculares e a diabetes tipo 2 afetam 8 em cada 10 pessoas com mais de 65 anos e que cerca de 80% do orçamento de saúde em toda a União Europeia é gasto no tratamento da doença crónica. Estas doenças representam a principal causa de morte na Europa, incluindo em Portugal, e uma importante causa de incapacidade.

O projeto JA-CHRODIS tem como principal objetivo a prevenção de doenças crónicas e a promoção do envelhecimento saudável na população europeia ao longo do ciclo de vida. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge), através do seu Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis, é um dos 66 parceiros associados e colaboradores de 26 países.

Liderado pelo Instituto de Saúde Carlos III (Espanha) e co-financiado pelos Estados Membros e Comissão Europeia, o JA-CHRODIS tem a duração de três anos (2014-2017) e propõe-se identificar, validar e promover o intercâmbio e a difusão de boas práticas no campo das doenças crónicas (em particular doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2), visando facilitar a sua adoção para além das fronteiras locais, regionais e nacionais. A iniciativa tem como foco a promoção da saúde, a prevenção primária, a gestão da doença e da multimorbilidade.

As entidades participantes nesta iniciativa provêm de diversas áreas, incluindo instituições de administração estratégica e de investigação saúde. Em Portugal, além do Instituto Ricardo Jorge, é entidade parceira associada a Direção-Geral da Saúde, contando-se outras duas entidades com o estatuto de colaboradoras, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e a Universidade de Coimbra (Faculdade de Medicina) em nome do consórcio Ageing@Coimbra.

O Instituto Ricardo Jorge participa neste projeto em duas áreas de trabalho específicas dentro das várias atividades do JA-CHRODIS: no desenvolvimento da Plataforma sobre as doenças crónicas na Europa (Workpackage 4); e no estabelecimento de critérios de inclusão para a inscrição de boas práticas na plataforma (Workpackage 5). Nesta atividade está incluída a definição de critérios específicos para a avaliação de boas práticas em promoção da saúde e prevenção da doença crónica e a identificação de boas práticas já existentes e que importa disseminar.