Resumo das Comunicações Orais Apresentadas na 4ª Reunião da Vigilância Epidemiológica da Gripe em Portugal – INSA

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge), através do seu Departamento de Doenças Infeciosas, promoveu, dia 6 de outubro, em colaboração com a Direção-Geral da Saúde, a 4ª Reunião da Vigilância Epidemiológica da Gripe em Portugal. O evento teve lugar no auditório do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, e foi transmitido por videoconferência para o Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira, no Porto, e Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

Fortalecer a comunicação entre todos os interessados nas questões da vigilância epidemiológica da gripe e no programa de vigilância, contribuindo para a melhoria contínua do Programa Nacional da Vigilância da Gripe (PNVG) nas suas múltiplas vertentes, foi um dos objetivos da sessão. Compete ao DDI, através do através do seu Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe, a vigilância epidemiológica da gripe, em colaboração com o Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge.

A reunião contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre estas o vogal do Conselho Diretivo do Instituto Ricardo Jorge, José Maria Albuquerque, e a subdiretora-geral da Saúde, Graça Freitas. No encontro foram divulgados os resultados da vigilância clínica e laboratorial da época 2014/2015, incluindo informação sobre casos graves, mortalidade e severidade, sistemas de deteção precoce da epidemia de gripe, vacinação antigripal, bem como estratégias de intervenção em saúde pública em situações de baixa efetividade vacinal. Foi também feito um ponto de situação sobre a vigilância da gripe aviária e a situação atual do Síndrome Respiratória do Médio oriente (MERS-CoV) em Portugal.

Consulte o resumo das comunicações orais apresentadas na 4ª Reunião da Vigilância Epidemiológica da  Gripe em Portugal. No âmbito desta reunião, o Instituto Ricardo Jorge divulgou as seguintes publicações sobre a vigilância da gripe em Portugal referentes à época 2014/2015.

Veja aqui o resumo das comunicações orais

Veja a página do resumo das comunicações orais

Veja também:

Veja todas as relacionadas:

Tag Gripe