Relatório “OECD Regions at a Glance 2016” – OCDE / OECD

OCDE publica Relatório

Foi publicado no dia 16 de junho, no website da OCDE, O relatório “OECD Regions at a Glance 2016”. Este relatório revela dados atualizados de múltiplos indicadores ao nível regional de 40 países (incluindo um conjunto de países para além dos próprios membros da OCDE).

O objetivo é mostrar como as regiões e as cidades contribuem para o crescimento e o bem-estar de cada país. Para tal, foram usados dados longitudinais dos 15 anos mais recentes e analisada a variabilidade dentro de cada país. Globalmente, o relatório mostra que a maioria dos países estão a diminuir as diferenças regionais no que respeita a educação, acesso à internet e a aumentar as discrepâncias no que respeita ao PIB per capita, segurança e poluição.

Os resultados observados para as setes regiões de Portugal revelam-se globalmente positivos. Todas as nossas regiões se posicionam no top 40% das regiões da OCDE no que respeita ao ambiente (qualidade do ar). As maiores disparidades entre regiões são apontadas na saúde e na segurança. Em particular na saúde, a região de Lisboa está no top 40% e a região dos Açores nos 10% mais baixos. As regiões Norte e Açores estão entre as top 30% das regiões OCDE mais seguras enquanto o Algarve se situa nos 30% das regiões menos seguras. No que respeita a indicadores como a esperança de vida, taxa de mortalidade, taxa de emprego e poluição do ar, Portugal surge acima da média dos países da OCDE sendo exceção a auto-referida satisfação com a vida.

Veja aqui o Relatório “OECD Regions at a Glance 2016”