Hospital de Guimarães Reforça Internamento com 26 Novas Camas

Hospital de Guimarães abre 26 novas camas para internamento

O Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (Hospital de Guimarães) divulga que, a acrescer às medidas tomadas no âmbito do Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas – Inverno, decidiu reforçar a sua capacidade própria de internamento em 26 camas, através da criação de uma nova área, construída de raiz.

A nova área, a ser construída junto ao Serviço de Medicina Física e Reabilitação, deverá estar ativa já durante o próximo mês de janeiro de 2017. “Com este aumento, procura-se também reduzir a necessidade de recurso a camas supletivas contratadas ao exterior e garantir melhores condições hoteleiras para os doentes”.

De acordo com o Hospital de Guimarães, no ano de 2016, os números de acesso de cidadãos ao hospital demonstram que, para a mesma capacidade instalada, tem existido uma maior pressão sobre o internamento, sobretudo por conta de internamentos de cariz médico, com entrada de doentes via serviço de urgência.

Assim, o hospital delineou, no seu “Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas – Inverno”, várias medidas para enfrentar esta maior procura dos seus serviços, que se presume ainda aumentar nesta época de frio e gripe. Destas medidas, salienta:

  • Reforço do parque de macas disponível no Serviço de Urgência;
  • Ativação de uma cama adicional na unidade de cuidados intensivos polivalente (aquisição de ventilador);
  • Contratação externa de cerca de 75 camas supletivas, com entidades de saúde da região, para uso eventual, caso seja necessário colocar doentes agudos ou doentes com alta clínica a aguardar resposta da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados;
  • Reforço do funcionamento da Unidade Móvel de Apoio Domiciliário (alargamento de horário nos dias úteis e funcionamento aos fins de semana), para facilitar as altas hospitalares, garantindo o apoio posterior ao doente e família.

O hospital reforça aos cidadãos que, caso se sintam doentes, devem ligar para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24), que funciona 24 horas por dia, em vez de se dirigirem ao serviço de urgência do hospital. Se forem encaminhados para um serviço de urgência pela linha serão atendidos mais rapidamente. Em alternativa a esta linha, devem contactar ou dirigir-se ao seu centro de saúde, que está habilitado para os atender, em vez de se dirigir ao serviço de urgência do hospital, conclui.

Visite:

Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães –http://www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt/