Gratuito: Regulação na Saúde – IHMT promove seminário nos dias 6 e 7 de julho em Lisboa

05/07/2017

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) organiza o Seminário sobre Regulação na Saúde, que se realiza nos dias 6 e 7 de julho, na Aula Magna do IHMT, em Lisboa.

A iniciativa, que conta com o apoio da NOVA Saúde e da Fundação Friedrich Ebert, pretende dar resposta a uma necessidade de aprofundamento do tema da regulação em saúde, sentida quer no ambiente académico, quer nos meios político e técnico. Visa analisar e comparar experiências de regulação da saúde em diferentes contextos políticos, económicos e sociais.

O tema tem seguido percursos diversos em diferentes continentes e países, incluindo países lusófonos.

Mas importa apurar os resultados e o impacto que a regulação tem permitido. Melhorou o conhecimento que se tem do sector da saúde? Melhorou a capacitação dos cidadãos? Melhorou a defesa dos direitos dos utentes? Melhorou a segurança dos utentes e dos prestadores? Melhorou a legalidade e o conhecimento dos mercados? Melhorou a qualidade do sistema de saúde? Melhorou a resolução de conflitos? Como balancear os resultados com os custos suportados pelos operadores por via do pagamento das contribuições regulatórias?

O encontro pretende atingir quatro objetivos fundamentais:

  • Aprofundar aspetos doutrinais e modelos teóricos associados a este tema;
  • Conhecer e analisar realizações concretas nesta área;
  • Avaliar o impacto da regulação, os seus benefícios e os seus custos;
  • Discutir desenvolvimentos futuros da regulação em saúde.

A entrada é entrada livre, mas sujeita a inscrição.

Para saber mais, consulte:

Instituto de Higiene e Medicina Tropical – Programa