Comunicado – Infarmed triplica avaliação de medicamentos na sequência do “Brexit”

11 mai 2018

O Infarmed aceitou aumentar o número de processos novos de avaliação de âmbito europeu, somando mais 28 à sua expectável atividade anual que é, em média de, de 13 novos processos. Este aumento surge na sequência da preparação da saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit). O reforço de posição no contexto europeu, através do incremento de processos de avaliação centralizados, coloca o Infarmed entre as cinco autoridades nacionais que mais processos receberam da Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

Os pedidos de avaliação centralizados são atribuídos a um Estado-membro, mas a Autorização de Introdução no Mercado (AIM) é válida para todos. O procedimento centralizado é obrigatório para os medicamentos inovadores, designadamente na área dos medicamentos órfãos, VIH/sida, oncológicos, neurológicos ou de biotecnologia. Além dos novos dossiês, o Infarmed está a acompanhar dezenas de processos de anos anteriores.

Para dar resposta a estes pedidos, com um prazo esperado de resposta de um ano, o Infarmed necessita de reforçar os recursos humanos especializados em matéria de avaliação. Com este contributo, o Infarmed irá receber entre 15 a 25 milhões de euros.

Leia mais no comunicado em anexo