Voz Artística | Rastreio Nacional: Porto acolhe rastreio dirigido a artistas, mas aberto à população

17/10/2018

Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Carvalhosa, no Porto, acolhe, nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2018, o Rastreio Nacional da Voz Artística, dirigido à comunidade artística do distrito, mas aberto a toda a população mediante inscrição.

A iniciativa da Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA), que visa dar a «possibilidade aos artistas de terem acesso aos cuidados de saúde específicos e diferenciados» começou a realizar-se em 16 de abril de 2017 e, desde então, já passou pelas unidades de saúde primários do distrito de Vila Real, Bragança, Beja, Portalegre, Faro, Évora, Setúbal, Santarém, Leiria e Viana do Castelo, tendo deixado, segundo o vice-presidente da GDA, Luís Sampaio «um rasto de sensibilização junto dos profissionais e responsáveis de saúde».

«Em média, pelos distritos que passamos, conseguimos fazer 70 exames e tivemos diferentes tipos de resultados, desde artistas que ficaram a conhecer melhor o seu aparelho vocal, a pessoas que detetaram anomalias, mas que conseguiram corrigir atempadamente os problemas que tinham. Por isso, é fundamental promovermos a cultura da voz, visto que é uma marca única e que é aquilo que nos distingue e faz parte da nossa personalidade», acrescenta Luís Sampaio.

O rastreio permite detetar precocemente doenças do aparelho vocal, assim como encaminhar os profissionais para especialistas que os ajudem a proteger a voz.

O Rastreio Nacional da Voz Artística resulta de uma iniciativa da GDA (entidade que em Portugal gere os direitos de propriedade intelectual de músicos, atores e bailarinos), em parceria com o Ministério da Saúde e o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, cuja Unidade de Voz do Hospital Egas Moniz se tem distinguido como o principal ponto do Serviço Nacional de Saúde de prestação de cuidados de saúde diferenciados na área da voz a artistas portugueses.

Para saber mais, consulte:

Gestão dos Direitos dos Artistas – http://www.gda.pt/pt