Encontros de investigação: Tecnologia humana ou pessoas tecnológicas em debate no IPO

08/01/2019

Os «Encontros de Investigação» do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa Francisco Gentil estão de volta e trazem ao debate a inteligência artificial nos cuidados de saúde. Manuel Dias, especialista na área e conferencista internacional, é o primeiro convidado de 2019. No anfiteatro do IPO de Lisboa, dia 16 de janeiro, às 12h30.

A iniciativa é organizada pela Unidade de Investigação em Enfermagem e tem como orador convidado Manuel Dias, que vem falar sobre a inteligência artificial nos cuidados de saúde.  O conferencista é vice-presidente da Data Science Portuguese Association, Diretor de Enterprise Technical Sales AI Ambassador da Microsoft em Portugal, professor convidado na NOVA Information Management School e é autor de várias publicações e convidado regular para palestras nacionais e internacionais na área de business intelligence data platform.

Atualmente, a tecnologia aparece em diferentes circunstâncias no nosso dia a dia, sejamos nós utilizadores ou não de sistemas de informação. E levantam-se algumas questões, nomeadamente na área dos cuidados de saúde: «Como processamos essa informação? Como contribuímos enquanto profissionais de saúde e enquanto investigadores para uma sociedade tecnológica? Que questões éticas e legais se levantam? Quais as fragilidades e quais as potencialidades de uma cultura cada vez mais digital?»

Segundo Dora Franco, enfermeira coordenadora da Unidade de Investigação em Enfermagem, «é importante refletir sobre esta realidade e discutir o potencial do uso da inteligência artificial e análise avançada para melhorar os processos de tratamento clínico e a eficiência ou efetividade dos sistemas de gestão dos processos assistenciais.»

Para saber mais, consulte:

IPO Lisboa – Notícias