INEM realiza formação de colheita de órgãos para transplantação

09/01/2019

O centro de formação da Delegação Regional do Centro do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) realizou quatro formações com vista à implementação do Programa de Paragem Cardiorrespiratória Refratária e Colheita de Órgãos em Dador em Paragem Cardiocirculatória Não Controlada.

Esta formação, ministrada com o Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), teve como objetivo a contextualização dos operacionais das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) sobre o desempenho esperado dos serviços de emergência pré-hospitalar e a sua articulação com o serviço hospitalar de referência na operacionalização do projeto «Programa de Colheita de Órgãos em Paragem Cardiocirculatória».

Este tipo de programas tem vindo a ser implementado em Portugal desde 2016, com a criação no Centro Hospitalar de São João, no Porto, do programa-piloto. Os resultados positivos obtidos fizeram com que fosse alargado aos Centros Hospitalares de Lisboa, sendo agora também estendido ao CHUC, através do Despacho n.º 9731/2018 de 17 de outubro.

Os programas de colheita de órgãos em vítimas de paragem cardiocirculatória não controlada requerem o trabalho integrado de várias instituições do Serviço Nacional de Saúde, desde as unidades hospitalares ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação, tendo o INEM e as suas equipas pré-hospitalares, um papel fulcral em todo este processo.

Para saber mais, consulte:

Instituto Nacional de Emergência Médica – https://www.inem.pt/