CHTMAD | Cancro colorretal: Unidade de Vila Real dispõe de nova técnica cirúrgica

10/01/2019

Unidade Hospitalar de Vila Real, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, E.P.E (CHTMAD) com nova técnica cirúrgica para os doentes com patologia oncológica do recto.

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) divulga que foi efetuada com sucesso a primeira abordagem combinada do cancro colorretal, taTME (excisão transanal do mesoreto), que associa a técnica endoscópica abdominal à técnica endoscópica transanal.

Esta técnica combinada, realizada na Unidade Hospitalar de Vila Real, visa ultrapassar dificuldades na abordagem para tumores baixos do reto (entre 8 e 5 cm da linha ano-cutânea), particularmente difícil no homem, devido à configuração anatómica da bacia, e também no doente obeso.

De acordo com o CHTMAD, a técnica permite manter o estado da arte no tratamento cirúrgico do cancro do reto, a excisão total do mesoreto, segundo princípios oncológicos, ao que associa os benefícios da cirurgia minimamente invasiva de melhor recuperação no pós-operatório, diminuição da morbilidade e menor tempo de internamento.

«É este o caminho que pretendemos manter na melhor prestação de cuidados ao doente com patologia oncológica do reto», assegura o  CHTMAD.

Visite:

CHTMAD – http://chtmad.com/