Instituto Ricardo Jorge reafirma compromisso com consumo de água da torneira

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge reafirma compromisso com consumo de água da torneira

17-01-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge reafirmou o compromisso com o consumo de água da torneira nas suas instalações e aderiu ao desafio lançado pela EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres passando a consumir, em exclusivo, água da rede pública nos seus espaços comuns. No âmbito desta iniciativa, foram disponibilizados pela EPAL vários jarros de água para utilização nas salas de reuniões e eventos.

A cerimónia simbólica de adesão do Instituto Ricardo Jorge a esta campanha, à qual já aderiram mais de 60 entidades públicas e privadas, contou com a presença de Fernando de Almeida, Presidente do Conselho Diretivo, Diana Constant, Responsável de Marketing da EPAL, e Jorge Jerónimo, Diretor do Serviço de Gestão de Recursos Técnicos. Esta iniciativa pretende afirmar a excelência da água fornecida pela EPAL, representando uma opção ecológica e económica, e traduz a confiança nas infraestruturas de abastecimento da cidade, consideradas seguras e resilientes.

Nos últimos anos, o Instituto Ricardo Jorge tem vindo a procurar reduzir a sua pegada ecológica, com o desenvolvimento e adoção de várias medidas e projetos que visam minimizar os impactes ambientais diretos e indiretos da sua atividade. Entre estes, destaca-se, por exemplo, um conjunto de medidas de eficiência energética e energias renováveis que o Instituto Ricardo Jorge se encontra a implementar, ao abrigo do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

Estas medidas têm como objetivo a substituição, no seu edifício-sede, em Lisboa, do sistema de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), a substituição da iluminação interior e exterior por LED e a instalação de uma central fotovoltaica para produção de energia em autoconsumo. A implementação deste projeto de eficiência energética e energias renováveis permitirá ao Instituto Ricardo Jorge uma poupança energética anual de mais de 100 mil euros.