Saúde Mental | ARS Algarve: Consultas comunitárias a funcionar no ACES Barlavento

23/01/2019

Através de uma colaboração entre os Cuidados de Saúde Primários da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve e os serviços hospitalares  de Psiquiatria do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, os adultos do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Barlavento vêem agora o acesso a consultas de Saúde Mental facilitado.

A ação teve início em agosto de 2018 e o objetivo é aproximar e reforçar a acessibilidade deste tipo de apoio e prestação de cuidados à população e a implementação feita através do SNS +Proximidade, com equipas de Saúde Mental comunitárias, constituídas por psiquiatra, psicologia, enfermagem, terapêutica ocupacional, de modo a facilitar a intervenção de cuidados de Saúde Mental na comunidade e possibilitar aos utentes procurarem ajuda e tratamento junto de profissionais de saúde nas instalações dos Centros de Saúde da região algarvia.

Os utentes são referenciados pelos serviços hospitalares ou pelo Médico de Família e são atendidos e recebidos pelas equipas de Saúde Mental comunitária no Centro de Saúde, evitando desta forma uma deslocação ao hospital.

Também o Centro de Saúde de Lagos e o Centro de Saúde de Monchique implementaram as consultas comunitárias, tendo os profissionais de saúde tido a oportunidade de dar a conhecer à Secretária de Estado de Saúde, Raquel Duarte, este novo modelo de cuidados de saúde de proximidade na área da Saúde Mental, no decorrer da sua visita à região.

Prevê-se que, durante o primeiro trimestre, sejam abertas consultas nos Centros de Saúde de Aljezur e de Vila do Bispo, e ainda no Centro de Saúde Silves. O objetivo é abranger todo o ACES Barlavento.

Integrado na estratégia do Conselho Diretivo da ARS Algarve com vista a reforçar a área da Saúde Mental na região, o novo Conselho Regional de Saúde Mental, presidido pela Coordenadora Regional de Saúde Mental da Região do Algarve e Diretora do serviço de psiquiatria da Unidade de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Maria do Carmo Cruz, tomou posse no passado dia 11 de janeiro, e tem como missão acompanhar a prestação de cuidados de saúde mental, bem como a sua promoção na região do Algarve.