Nomeação da Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Arco Ribeirinho / ARSLVT


«Despacho (extrato) n.º 1019/2019

Nos termos do n.º 1, alínea a), n.os 4 e 6 do art. 25.º e da alínea c) do n.º 1 e n.º 3 do artigo 30.º do DL n.º 28/2008, de 22 de fevereiro, na redação atual, o Conselho Diretivo deliberou designar a Sra. Dra. Raquel Menezes Bettencourt Soares Chang, assistente da carreira especial médica, área de Medicina Geral e Familiar, com o grau de especialista (nota curricular anexa), para o exercício do cargo de Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Arco do Ribeirinho, com efeitos a 1 de outubro de 2018, para substituição da Sra. Dra. Maria José Frazão Rodrigues Branco Cercas, que apresentou o pedido de renúncia do cargo.

9 de novembro de 2018. – O Vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I. P., Nuno Ribeiro de Matos Venade.

Nota Curricular

Dados Biográficos:

Raquel Menezes Bettencourt Soares Chang, 38 anos (nascida a 23/01/1980), casada, licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, com a Cédula Profissional n.º 44186. Utiliza o nome clínico de Raquel Bettencourt.

Formação Pré-Graduada

Concluiu ensino secundário no ano letivo de 1997/1998 na escola secundária Domingos Rebelo e na escola secundária de Miraflores.

Efetuou a Licenciatura em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa entre 1998/2004.

Formação Académica Pós-Graduada

Realizou o Internato Ano Comum no Centro Hospitalar de Lisboa – Hospital Sto. António dos Capuchos/ Desterro, de janeiro 2005 a março 2006.

Carreira de Medicina Geral e Familiar

Concretizou o Internato Complementar de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde Pinhal Novo, ACES Setúbal Palmela, de março de 2006 a dezembro de 2009.

A partir de 15 de março de 2010 desempenhou funções como Assistente Eventual de Medicina Geral e Familiar na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Pinhal Novo e na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Viso.

Encontra-se designada como Assistente de Medicina Geral e Familiar desde 15 de novembro de 2010.

Foi colocada na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Sobral de Monte Agraço, na extensão da Sapataria, ACES Oeste de 2010 a 2011.

A 1 de junho de 2011, formou e coordenou a Unidade de Saúde Familiar do Afonsoeiro, ACES Arco Ribeirinho. Desempenhou esta função até outubro de 2013.

Encontra-se como orientadora de formação do internato complementar de Medicina Geral e Familiar desde 2013. Foi júri de formações intercalares e de avaliação final de internato complementar de Medicina Geral e Familiar.

É coordenadora da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes ACES Arco Ribeirinho desde 2016.

Frequentou o 12.º Curso de Cessação Tabágica para Médicos da ARSLVT, IP, e implementou na unidade familiar a consulta de Cessação Tabágica para os doentes do ACES Arco Ribeirinho.

Participou no 1.º curso de Formação Intermédia em Cuidados Paliativos da ARSLVT, IP. Atualmente integra a Equipa Domiciliaria de Cuidados Paliativos – Humanizar, projeto integrado do ACES Arco Ribeirinho com o Centro Hospitalar Barreiro Montijo.

Possui ainda formação diferenciada em Medicina Desportiva, participou na 5.ª Pós-graduação em Medicina Desportiva, da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva- Universidade Nova de Lisboa em 2007. E participou na 1.ª Pós-graduação e aperfeiçoamento em saúde da mulher – A Mutilação Genital Feminina, em 2013.»