CHTS | Hospitalização domiciliária: Hospital de Penafiel vai iniciar modelo de prestação de cuidados

paliativos_sns

30/01/2019

O Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, em Penafiel, integrado no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), vai iniciar em fevereiro a hospitalização domiciliária, um serviço constituído por médicos, enfermeiros e outros profissionais.

A nova unidade será formada por dois médicos, aos quais se associam vários outros médicos para garantirem o funcionamento, 24 horas por dia, durante 365 dias, revela o CHTS.

Seis enfermeiros, uma assistente social, uma farmacêutica, uma nutricionista e uma assistente operacional completam a equipa de hospitalização domiciliária, que atuará num raio de 15 quilómetros, a partir do Hospital Padre Américo.

Para uma fase posterior, está previsto o alargamento ao Hospital de Amarante, com a criação de uma unidade de hospitalização naquele território.

Este modelo de prestação de cuidados aplica-se a diversas patologias, sendo uma alternativa ao internamento convencional que permite aos doentes recuperar de uma doença aguda em casa, recebendo cuidados hospitalares.

Para os responsáveis do CHTS, vai ser agora possível «tratar de doentes que vão ficar no conforto do seu ambiente familiar, com acesso aos cuidados hospitalares, possibilitando aos cuidadores organizarem-se pessoal e profissionalmente».

Poderão beneficiar desta nova modalidade de internamento os doentes com «diagnóstico definido, residência com condições de habitabilidade necessárias e, caso não seja autónomo, dispor de um cuidador».

O modelo só poderá ser aplicado com o acordo do doente e dos cuidadores.

Nesta primeira fase, a referenciação vai ser feita pelas equipas clínicas do internamento de Medicina Interna. Numa fase posterior, a indicação de doentes para hospitalização domiciliária poderá ser feita pelo Serviço de Urgência, internamento cirúrgico, Consulta Externa ou através dos agrupamentos de centros de saúde.

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa integra os Hospitais de Penafiel e Amarante, tendo uma área de influência de 520 mil habitantes constituída pelas populações de 12 concelhos, em quatro distritos.

Visite:

Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa – http://www.chts.min-saude.pt/