6º Simpósio Nacional “Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura – SPASS 2019” – INSA

imagem do post do 6º Simpósio Nacional “Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura – SPASS 2019”

24-05-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, promove, dia 28 de junho, no seu auditório em Lisboa, o 6º Simpósio Nacional “Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura – SPASS 2019”. A edição deste ano é subordinada ao tema “Estudos de Dieta Total – Resultados, Desafios, Oportunidades”, estando prevista a apresentação de resultados do Projeto TDS piloto realizado em Portugal.

À semelhança de edições anteriores, o SPASS 2019 proporcionará uma oportunidade aos profissionais para apresentarem e discutirem as suas diferentes perspetivas enquanto elementos fundamentais na promoção de uma alimentação saudável e segura. Os interessados em participar no evento, que tem como destinatários profissionais de saúde e do setor alimentar, estudantes, indústria e comunidade científica, deverão efetuar a sua inscrição através do preenchimento do seguinte formulário.

Além da apresentação dos resultados do Projeto TDS piloto realizado em Portugal, o programa do SPASS 2019 prevê também a realização de duas sessões sobre o enquadramento de Estudos de Dieta Total (TDS) em sistemas de monitorização relacionados com a alimentação, nomeadamente a implementação de um TDS na Alemanha e de um TDS na população infantil. Os valores de inscrição incluem a presença nas sessões, coffee breaks, documentação e certificado de participação, sendo que os estudantes devem comprovar o seu estatuto através do envio de cópia do cartão de estudante ou declaração que ateste a sua condição para o e-mail spass@insa.min-saude.pt.

Os Estudos de Dieta Total (TDS) são uma ferramenta de Saúde Pública utilizada para avaliar a exposição da população a substâncias químicas, benéficas e prejudiciais, resultante da alimentação, analisando os alimentos tal como consumidos. O Instituto Ricardo Jorge desenvolveu o primeiro estudo TDS em Portugal, harmonizado a nível europeu. Através desta iniciativa, pretende-se divulgar uma primeira avaliação da exposição a contaminantes e nutrientes que cobrem a dieta total.