Coimbra Innovation-Days: Projeto desafia estudantes para resolver problemas na área da saúde

07/11/2019

O Coimbra Innovation-Days (i-Days) volta a desafiar estudantes do ensino superior e investigadores pós-doutorados a desenvolverem ideias inovadoras e solucionarem dificuldades reais na área da saúde.

A iniciativa, realizada no âmbito do programa europeu EIT Health, vai ter lugar no dia 12 de novembro e é organizada pela Universidade de Coimbra, em colaboração com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Os i-Days decorrem em paralelo noutras instituições europeias, entre as quais o Imperial College e a Universidade de Oxford (Londres), e o Instituto Karolinska (Suécia).

O local escolhido para a edição deste ano é o Hospital Pediátrico do CHUC. Os intervenientes vão poder participar em ações e formações dedicadas à inovação em saúde. Ao longo do dia, e em equipas multidisciplinares, vão ter a oportunidade de resolver os desafios lançados pelos profissionais do hospital e receber mentoria de vários profissionais ligados às áreas da inovação e do empreendedorismo.

Entre os desafios deste ano contam-se, por exemplo, melhorias na articulação entre blocos operatórios e enfermaria, redução do número de cancelamentos cirúrgicos, optimização do processo de agendamento de consultas mediante existência de exames complementares e a melhor gestão de consumíveis para evitar desperdício.

A equipa com a melhor ideia do i-Days de 2019 vai ganhar 800 euros. Além do prémio monetário, os vencedores têm ainda a possibilidade de apresentar a proposta na final europeia, que vai decorrer em Paris, dia 1 de dezembro, com passagem aérea e alojamento assegurados pela organização.

As inscrições para o Coimbra Innovation-Days deste ano estão abertas até dia 10 de novembro.

Para saber mais, consulte:

Universidade de Coimbra > Coimbra Innovation-Days