80 anos da APIFARMA – Prémio «Cidadania em Saúde»

14/11/2019

A Ministra da Saúde, Marta Temido , este presente no jantar comemorativo do 80.º aniversário da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica que se realizou no dia 13 de novembro, em Lisboa, onde foram divulgados os vencedores do prémio «Cidadania em Saúde».

Na ocasião, a Ministra elogiou o gesto de responsabilidade social da APIFARMA que constitui a criação do prémio Cidadania em Saúde, iniciativa que distingue as Associações de Doentes portuguesas que se destacaram nas áreas de Prevenção e Literacia em Saúde, Contributo para a Sociedade, Inovação e Empreendedorismo.

Marta Temido referiu que o Ministério da Saúde considera a indústria farmacêutica «um parceiro estratégico no desenvolvimento conjunto das soluções mais adequadas para os exigentes desafios no sector da saúde em Portugal, desafios que são tríplices e se focam na qualificação do acesso, na motivação dos profissionais de saúde e no investimento na rede do SNS». «São estas as prioridades da ação governativa setorial para esta legislatura», acrescentou.

De acordo com a Ministra da Saúde, a «assinatura dos Acordos de sustentabilidade, nos últimos anos, é a marca do apoio da Indústria Farmacêutica ao trabalho que de nós se espera. Desejamos, por isso, manter uma colaboração responsável, que potencie o acesso sustentável às tecnologias de saúde no presente e no futuro, com base num diálogo franco, construtivo e de elevado respeito mútuo».

Sobre o prémio «Cidadania em Saúde»

A APIFARMA anunciou os vencedores do prémio nas categorias: Prevenção, Diagnóstico e Literacia em Saúde; Contributo para a Sociedade; Inovação; e Empreendedorismo.

  • Na categoria Prevenção, Diagnóstico e Literacia em Saúde o júri distinguiu o projecto «Linha de Apoio Informar e Apoiar Mais» da associação «Alzheimer Portugal».
  • Na categoria Inovação o júri premiou o projecto «A Novamente com as Famílias» da associação «Novamente – Associação de Apoio aos Traumatizados Crânio-Encefálicos e Suas Famílias».
  • Na categoria Empreendedorismo o júri distinguiu o projecto «Um novo Espaço e uma filosofia de apoio ao doente com ELA» da associação «APELA – Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica».
  • Na categoria Contributo para a Sociedade o júri premiou o projecto «Cuidar de quem Cuida» da associação «SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla».

Na primeira edição do “Prémio APIFARMA – Cidadania em Saúde”, promovido pela APIFARMA no âmbito das comemorações dos 80 anos da associação, foram submetidos a análise do Júri 38 projectos. O valor dos prémios totaliza 40 mil euros, montante repartido igualmente pelos vencedores de cada uma das quatro categorias a concurso.




Para saber mais, consulte:

APIFARMA > Notícias