CHTS assinala Dia Mundial da Diabetes: polo da Clínica do Pé Diabético é inaugurado, dia 14, em Amarante

14/11/2019

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) assinala hoje, 14 de novembro de 2019, o Dia Mundial da Diabetes com a realização de uma conferência, no Hospital de São Gonçalo, dirigida aos jovens das escolas de concelho. Ao final da manhã, vai ser também oficialmente inaugurado o polo da Clínica do Pé Diabético, em Amarante.

A funcionar desde maio, no Hospital de São Gonçalo, em Amarante, o polo da Clínica do Pé Diabético é oficialmente inauguradona data em que se comemora o Dia Mundial da Diabetes, pelas 12 horas. Esta unidade disponibiliza consultas de podologia à população desta área de residência, evitando as deslocações ao Hospital Padre Américo, em Penafiel, e permitindo, assim, um maior conforto aos utentes com esta patologia.

No Hospital Padre Américo, em Penafiel, a Clínica Integrada do Pé Diabético abriu o ano passado, sendo a primeira clínica do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em ambiente Hospitalar dedicada exclusivamente aos diabéticos e doentes que sofrem de pé diabético.

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diabetes, a fachada do Hospital de São Gonçalo e a Estátua do Padre Américo, no Hospital de Penafiel, vão estar, como habitualmente, iluminadas de azul.

As comemorações terminam em 17 de novembro, em Penafiel, com a realização de uma Colour Run pela Diabetes organizada pela Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes Vale de Sousa Sul, numa iniciativa conjunta do Agrupemento de Centros de saúde Vale de Sousa Sul e do CHTS, e que conta, entre outros, com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel, Liga de Amigos do Hospital Padre Américo e Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo.

Dia Mundial da Diabetes

Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (Federação Internacional da Diabetes) e pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial da Diabetes tem como objetivo dar resposta ao aumento «alarmante de casos de diabetes no mundo».  O tema deste ano é «A Família e a Diabetes» com o qual se pretende alertar para o impacto que a diabetes tem na família, promovendo o papel da família na gestão, cuidado, prevenção e educação.

A Diabetes é uma doença «silenciosa» e, no caso da Diabetes Tipo 2, a mudança de estilos de vida serve como forma de prevenir e controlar a doença. As principais complicações crónicas desta patologia são:

  • Neuropatia e amputação (pé diabético);
  • Retinopatia;
  • Nefropatia;
  • Doença cardiovascular.

Para saber mais, consulte: