Via Verde do Cancro do Pulmão: Porto reduz demora entre diagnóstico e tratamento

SessaoCancro651

18/11/2019

O Centro Hospitalar e Universitário do Porto reduziu de 103 para 76 dias o tempo médio entre a primeira avaliação de doentes com cancro do pulmão e o início do tratamento, através da criação de uma Via Verde.

Os dados foram apresentados na 11.ª edição do Fórum do Medicamento, que decorreu em Lisboa, no dia 15 de novembro, e respeitam a uma comparação entre o primeiro trimestre de 2018 e o primeiro trimestre deste ano.

Num ano, a demora média entre a primeira consulta no hospital e o início do tratamento passou de 103 dias para 76 dias.

Também o período entre o diagnóstico e o tratamento apresentou, num ano, uma redução superior a 10 dias: passou de uma demora média de 52 dias para uma demora de 40 dias.

O projeto «Via Verde do Cancro do Pulmão» foi concebido no Centro Hospitalar do Porto e passou pela definição de períodos de tempo considerados ideias entre os vários fluxos que os doentes têm de percorrer.

Depois, foi necessário envolver os vários serviços hospitalares (radiologia, pneumologia ou meios complementares de diagnóstico) para melhorar o fluxo dos doentes e dos processos.

«Ainda temos muito caminho a percorrer, mas isto pode permitir-nos fazer um diagnóstico mais precoce e iniciar mais cedo o tratamento. Pode permitir, sem gastar dinheiro em inovação ter doentes em estádios mais precoces e tratá-los de uma forma melhor, concedendo mais tempo de vida», explicou António Araújo, médico do Centro Hospitalar e Universitário do Porto.

Veja também:

Portal SNS > Fórum do Medicamento 2019