Correspondentes do Grupo Pompidou: Portugal presidiu à reunião, a 20 e 21 de novembro, em Estrasburgo

22/11/2019

​A 85.ª Reunião de Correspondentes Permanentes do Grupo Pompidou, que decorreu nos dias 20 e 21 de Novembro, em Estrasburgo, foi presidida por João Goulão, Coordenador Nacional para os problemas da Droga, da Toxicodependência e do Uso Nocivo do Álcool.

O encontro, que contou com a participação de 36 países, centrou-se na revisão do mandato, procedimentos e métodos de trabalho, a fim de refletir mais adequadamente a evolução atual da política de drogas e os desafios nacionais e internacionais.

Esta discussão decorre da Conferência Ministerial realizada em novembro de 2018, que elegeu Portugal como Presidente para o período 2019-2022, sendo parte integrante do Programa de Trabalho para 2019-2022.

Na reunião destacou-se ainda o debate realizado sobre dois relatórios elaborados pela Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa: “Drug policy and Human Rights in Europe: a baseline study” e “Involuntary addictions to prescription medicines”.

Os Correspondentes Permanentes são nomeados por cada país membro do Grupo Pompidou e reúnem-se em sessão plenária, duas vezes por ano, em Estrasburgo. As reuniões constituem um fórum de debate e troca de informações sobre a evolução recente das políticas em matéria de droga e acompanham a implementação do programa de trabalho quadrienal.

Visite:

SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências – http://www.sicad.pt/