Relatório Infeção VIH e SIDA em Portugal – 2019

imagem do post do Relatório Infeção VIH e SIDA em Portugal – 2019

27-11-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e a Direção-Geral da Saúde divulgam o relatório anual sobre a situação da infeção VIH e SIDA em Portugal, elaborado pela Unidade de Referência e Vigilância Epidemiológica do Departamento de Doenças Infeciosas do INSA, em colaboração com o Programa Nacional da Infeção VIH e SIDA da DGS.

O relatório reúne informação epidemiológica que caracteriza a situação em Portugal a 31 de dezembro de 2018, obtida a partir das notificações de casos de infeção por VIH e SIDA que o Instituto Ricardo Jorge recebe, colige e analisa desde 1985. São ainda apresentados dados das estimativas relativas à epidemia nacional, da monitorização dos objetivos 90-90-90 e das iniciativas de prevenção e rastreio no país.

Dos resultados e conclusões apresentados no documento, destaca-se o seguinte:

  • De acordo com as notificações recebidas até 30 de junho do corrente ano, em 2018 foram diagnosticados 973 novos casos de infeção por VIH em Portugal, o que equivale a uma taxa de 9,5 casos/100 mil habitantes, não ajustada para o atraso da notificação. Encontram-se registados cumulativamente 59.913 casos de infeção por VIH;
  • Os novos diagnósticos ocorreram maioritariamente (47,2%) em residentes na Área Metropolitana de Lisboa, região para a qual se apurou uma taxa de diagnóstico de 16,1 casos/100 mil habitantes. A maioria (71,2%) registou-se em homens, a idade mediana ao diagnóstico foi 40 anos, a taxa de novos diagnósticos mais elevada observou-se no grupo etário 25-29 anos (23,8 casos/100 mil habitantes), entre os homens com essas idades a taxa de diagnóstico foi de 33,0 casos/100 mil habitantes. Portugal foi referido como país natal em 61,1% dos casos. À data do diagnóstico da infeção 15,9% dos casos apresentavam patologia indicadora de SIDA e os valores das contagens iniciais de linfócitos TCD4+ revelaram que em 55,8% dos novos casos o diagnóstico foi tardio. As mais elevadas percentagens de diagnósticos tardios foram observadas em homens heterossexuais (70,2%) e em casos com idades ≥ a 50 anos (70,7%). Em 14,6% dos novos diagnósticos foram detetadas mutações associadas a resistência aos antirretrovirais, contudo, os valores encontrados para as classes preconizados no tratamento inicial foram substancialmente mais reduzidos. Em 97,3% dos casos a transmissão ocorreu por via sexual, com 62,3% a referirem contacto heterossexual. Os casos em homens que fazem sexo com homens (HSH) corresponderam a 49,2% dos casos diagnosticados de sexo masculino e apresentaram uma idade mediana de 31 anos. As infeções associadas ao consumo de drogas injetadas constituíram 2,3% dos novos diagnósticos em que é conhecida a via de transmissão. Foram ainda notificados 227 novos casos de SIDA e 261 óbitos ocorridos em 2018 em casos de infeção por VIH ou SIDA;
  • A análise das tendências temporais da epidemia nacional revela, para a última década, uma descida de 46% no número de novos diagnósticos de infeção por VIH e de 67% nos casos que atingiram o estádio SIDA. As tendências recentes revelam ainda um aumento da proporção de casos do sexo masculino, bem como da idade mediana ao diagnóstico, excetuam-se os casos de HSH, que ocorrem com maior frequência em jovens;
  • As estimativas revelaram que no final de 2017 viviam em Portugal 39820 pessoas com infeção por VIH, 7,8% das quais não estavam diagnosticadas, valor que entre os heterossexuais homens ascende a 13,9%. O diagnóstico precoce é um desígnio da estratégia nacional e em 2018 foram realizados mais de 50.000 testes rápidos em diferentes estruturas de saúde e organizações de base comunitária, mais 28% que no ano transato. Mantém-se também a aposta na disponibilização de meios de prevenção e de redução de riscos, tendo sido distribuídos mais de 5 milhões de preservativos e de um milhão de seringas no ano passado.

Consulte o relatório em acesso aberto aqui.


VIH e SIDA: Número de novos diagnósticos continuam a diminuir em Portugal

imagem do post do VIH e SIDA: Número de novos diagnósticos continuam a diminuir em Portugal

27-11-2019

O número de novos casos de infeção por VIH diminuiu 46% e o de novos casos de SIDA 67%, entre 2008 e 2017, segundo o mais recente relatório sobre a infeção VIH e SIDA em Portugal, elaborado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e pela Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o documento, encontram-se notificados em Portugal 59913 casos de infeção por VIH, com diagnóstico entre 1983 e 2018, dos quais 22551 atingiram estádio SIDA.

O Relatório “Infeção VIH e SIDA em Portugal – 2019” indica também que, até 30 de junho de 2019, foram notificados em Portugal 973 novos casos de infeção por VIH com diagnóstico durante o ano 2018, o que corresponde a uma taxa de 9,5 novos casos 100 mil habitantes. No mesmo período foram ainda diagnosticados 227 novos casos de SIDA (2,2 casos por 100 mil habitantes), nos quais a pneumonia por Pneumocystis jirovecii foi a doença definidora de SIDA mais frequente.

A maioria dos novos casos ocorreu em indivíduos naturais de Portugal (64,2%), mantendo-se o predomínio de casos de transmissão heterossexual, no entanto, os casos em homens que têm relações sexuais com homens (HSH) corresponderam a 49,2% dos novos diagnósticos em homens. Os casos em HSH apresentaram a idade mediana mais baixa (31 anos) e correspondem a 63,2% dos casos diagnosticados em indivíduos de idade inferior a 30 anos, com a taxa de diagnóstico mais elevada a registar-se no grupo etário 25-29 anos (23,8 casos por 100 mil habitantes).

As estimativas realizadas para o ano 2017 revelaram que viviam em Portugal 39820 pessoas com infeção por VIH, e que apenas 7,8% não estavam diagnosticadas. A proporção de infeções não diagnosticadas era mais elevada para os casos em homens heterossexuais (13,9%) e mais baixa em Utilizadores de Drogas Injetáveis (1,5%), sendo o tempo médio entre a infeção e o diagnóstico de 3-4 anos, no final de 2017.

Apesar de estes indicadores revelarem que Portugal tem conseguido chegar aos grupos mais vulneráveis, a percentagem de diagnósticos tardios ainda é superior à da União Europeia. Importa melhorar as estratégias de rastreio, entre elas a manutenção das respostas comunitárias, o alargamento dos testes rápidos nas farmácias e a criação de alertas para rastreio de pessoas com condições de infeção nos centros de saúde.

A publicação apresentada hoje pelo INSA e DGS sublinha ainda que os dados da monitorização da estratégia 90-90-90 revelaram que Portugal atingiu no final de 2017 os três objetivos da ONUSIDA, com 92,2% das pessoas que vivem com VIH diagnosticadas, destas 90,3% em tratamento e, dessas, 93% com carga viral suprimida (ou seja, com menor risco de transmissão).

Apesar desta conquista, a aposta na disponibilização de meios preventivos e de redução de riscos e minimização de danos, assim como a promoção do rastreio da infeção e da referenciação das pessoas com resultados reativos para os cuidados hospitalares mantêm-se como eixos prioritários da resposta nacional à infeção.

Em 2018, foram distribuídos cerca de cinco milhões de preservativos masculinos, cento e setenta mil preservativos femininos e um milhão e trezentas mil seringas, e até ao presente iniciaram PrEP cerca de 1000 pessoas, maioritariamente cisgénero masculino. Foram realizados mais de cinquenta mil testes rápidos para VIH em diversas estruturas de Saúde e Organizações Não-Governamentais, registando-se um aumento de cerca de 28% no número de testes realizados, comparativamente ao ano de 2017.

Iniciativas como as “Cidades na via rápida para acabar com a epidemia de VIH e SIDA” são essenciais para prosseguir os objetivos, porque o envolvimento das autarquias e dos parceiros locais continua a ser um contributo importante para reduzir o aparecimento de novos casos e o número de diagnósticos tardios.

A prevenção e o diagnóstico precoce da infeção por VIH têm sido prioridades do Programa Nacional da Direção-Geral da Saúde, que, a par das medidas preventivas já elencadas, tem investido em iniciativas que promovem o acesso ao teste rápido de rastreio em diferentes contextos, com vista à identificação precoce dos casos e à quebra do ciclo de transmissão.


Infeção VIH e SIDA em Portugal – 2019

Infeção VIH e SIDA em Portugal - 2019

Neste relatório conjunto da DGS e do INSA, são apresentados os dados mais recentes da vigilância epidemiológica da infeção por VIH em Portugal, das estimativas relativas à epidemia nacional, da monitorização dos objetivos 90-90-90 e das iniciativas de prevenção e rastreio no país.

Consulte aqui o relatório “Infeção VIH e SIDA em Portugal – 2019“.


VIH e SIDA: Número de novos diagnósticos continuam a diminuir em Portugal

VIH e SIDA: Número de novos diagnósticos continuam a diminuir em Portugal

O número de novos casos de infeção por VIH diminuiu 46% e o de novos casos de SIDA 67%, entre 2008 e 2017, segundo o mais recente relatório sobre a infeção VIH e SIDA em Portugal, elaborado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e pela Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o documento, encontram-se notificados em Portugal 59913 casos de infeção por VIH, com diagnóstico entre 1983 e 2018, dos quais 22551 atingiram estádio SIDA.

Mais informação na nota de imprensa anexa.


VIH e Sida em Portugal 2019

28/11/2019

Número de novos diagnósticos diminui 46% e 67% na última década

A análise das tendências temporais revela que entre 2008 e 2017 observou-se uma redução de 46% no número de novos casos de infeção por VIH e de 67% em novos casos de Sida, segundo o mais recente relatório conjunto da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge sobre a infeção VIH e Sida em Portugal.

Encontram-se notificados em Portugal 59913 casos de infeção por VIH, com diagnóstico entre 1983 e 2018, dos quais 22551 atingiram estádio Sida. A análise das tendências temporais revela que entre 2008 e 2017 observou-se uma redução de 46% no número de novos casos de infeção por VIH e de 67% em novos casos de Sida. Não obstante esta tendência decrescente mantida, Portugal tem apresentado das mais elevadas taxas de novos casos de infeção VIH e Sida da Europa ocidental.

Os dados da monitorização da estratégia 90-90-90 revelaram que Portugal atingiu no final de 2017 os três objetivos da ONUSIDA, com 92,2% das pessoas que vivem com VIH diagnosticadas, destas 90,3% em tratamento e dessas 93,0% com virémia suprimida.

Apesar desta conquista, a aposta na disponibilização de meios preventivos e de redução de riscos e minimização de danos, assim como a promoção do rastreio da infeção e da referenciação das pessoas com resultados reativos para os cuidados hospitalares mantêm-se como eixos prioritários da resposta nacional à infeção.

Em 2018, foram distribuídos cerca de cinco milhões de preservativos masculinos, cento e setenta mil preservativos femininos e um milhão e trezentas mil seringas, e até ao presente iniciaram Profilaxia Pré-Exposição da Infeção por VIH (PrEP) cerca de 1000 pessoas, maioritariamente cisgénero masculino. Foram realizados mais de cinquenta mil testes rápidos para VIH em diversas estruturas de Saúde e Organizações Não-Governamentais, registando-se um aumento de cerca de 28% no número de testes realizados, comparativamente ao ano de 2017.

De acordo com as conclusões do relatório, «importa melhorar as estratégias de rastreio implementadas por forma a se chegar mais cedo às pessoas que vivem com VIH (PVVIH). A manutenção das respostas comunitárias, o alargamento da realização do teste rápido nas farmácias comunitárias a outras regiões do país, a criação de alertas nos sistemas de informação dos cuidados de saúde primários para que o teste seja proposto às pessoas que apresentem condições indicadoras de infeção, são algumas das melhorias a introduzir a curto prazo, com vista à obtenção de melhores resultados, com impacto no diagnóstico precoce da infeção».

Relatório Infeção VIH e SIDA em Portugal 2019

Desde 1985, o Instituto Ricardo Jorge desenvolve atividade na vigilância epidemiológica da infeção por VIH e Sida, sendo atualmente a entidade responsável pela integração da informação relativa aos casos notificados, através dos sistemas SINAVE e SI.VIDA. Além de registar esta informação na base de dados nacional, o Instituto Ricardo Jorge é ainda responsável pela análise dos dados e a sua posterior divulgação, em articulação com o Programa Nacional para a Infeção VIH e Sida da Direção-Geral da Saúde.

Para saber mais, consulte:

Instituto Ricardo Jorge – Relatório Infeção VIH e SIDA em Portugal 2019