VI Jornadas do Dia Mundial da Diabetes: CHBM promoveu reunião anual sobre tratamento da Diabetes

27/11/2019

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), em colaboração com o Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeirinho, promoveram, no dia 14 de novembro, as VI Jornadas do Dia Mundial da Diabetes, iniciativa que ocorre anualmente e que é organizada pela Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes e a Academia da Diabetes do Barreiro.

A ação, promovida no âmbito do Dia Mundial da Diabetes, reuniu cerca de 250 participantes de várias unidades de saúde de Lisboa, Almada, Litoral Alentejano, Leiria, Santarém e Évora, «sendo a reunião e partilha entre os vários profissionais da área da saúde um dos conceitos que esteve na génese do inicio destas jornadas, que ao longo dos anos se tem afirmado como uma fonte de enriquecimento e motivação para fazer mais e melhor», referiu a comissão organizadora. Acrescentando que a equipa se vestiu de igual «como afirmação de que no tratamento da Diabetes todos os profissionais são igualmente importantes e parceiros com o doente no sucesso desta batalha».

De acordo com o centro hospitalar, ao longo do dia foram abordados vários temas na área da Diabetes, com particular enfoque nas novidades que cruzam a cardiologia e os fármacos recém-descobertos para o tratamento doença, bem como o papel da autoimunidade e da sua terapêutica na etiologia e descontrolo da Diabetes Mellitus. Foram igualmente abordados os aspetos práticos transversais ao trabalho desenvolvido pelos vários profissionais que cuidam do doente diabético: o que registar e como decidir. Houve ainda lugar para assinalar o 10.º aniversário do CHBM como «Centro colocador de Sistemas de Perfusão Contínua de Insulina». O dia terminou com a apresentação e discussão de pósteres.

Os cursos sobre «Insulinoterapia» e «Contagem dos Hidratos de Carbono na alimentação», no dia 13 de novembro, antecederam as jornadas.

Dia Mundial da Diabetes

Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (Federação Internacional da Diabetes) e pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial da Diabetes, assinalado em 14 de novembro, tem como objetivo dar resposta ao aumento «alarmante de casos de diabetes no mundo».  O tema deste ano é «A Família e a Diabetes» com o qual se pretende alertar para o impacto que a diabetes tem na família, promovendo o papel da família na gestão, cuidado, prevenção e educação.

A Diabetes é uma doença «silenciosa» e, no caso da Diabetes Tipo 2, a mudança de estilos de vida serve como forma de prevenir e controlar a doença. As principais complicações crónicas desta patologia são:

  • Neuropatia e amputação (pé diabético);
  • Retinopatia;
  • Nefropatia;
  • Doença cardiovascular.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Barreiro Montijo > VI Jornadas do Dia Mundial da Diabetes