Unidade Móvel de Saúde (UMS) do Município de Proença-a-Nova realizou mais de três mil atendimentos em 2019

08/01/2020

A Unidade Móvel de Saúde (UMS) do município de Proença-a-Nova realizou, em 2019, um total de 3.010 atendimentos, dos quais 586 dizem respeito a novos utentes, anunciou a autarquia local.

Este somatório corresponde a 398 saídas que a UMS realizou nas aldeias e centros de dia do concelho de Proença-a-Nova, num total de 212 locais visitados, o que corresponde a 7.457 quilómetros percorridos.

“No balanço do ano passado, destaque ainda para 20 casos que foram encaminhados para o médico de família, cinco que foram encaminhados para a urgência hospitalar e um que motivou a chamada do Instituto Nacional de Emergência Médica”, lê-se na nota do município.

Do total de utentes atendidos, 210 não eram residentes do concelho, número que é explicado pela ação da UMS nas praias fluviais e zonas de lazer durante a época balnear onde, além dos rastreios, foram realizadas ações de prevenção e sensibilização sobre os cuidados a ter com o sol, com o calor e sobre cancro da pele.

Entre os rastreios realizados pela UMS, destacam-se os testes de glicémia, colesterol e triglicéridos, as avaliações de tensão arterial, de saturação de oxigénio no sangue (SpO2), de temperatura, de peso e de índice de massa corporal.

Paralelamente, foram desenvolvidas ações de formação junto dos profissionais dos centros de dia do concelho de Proença-a-Nova sobre suporte básico de vida, primeiros socorros e prevenção de acidentes.