Curso “Epidemiologia de campo – Investigação de surtos”: edição especial ARS

imagem do post do Curso “Epidemiologia de campo – Investigação de surtos”: edição especial ARS

06-03-2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através dos seus departamentos de Epidemiologia e de Doenças Infeciosas, promove, nos dias 24 e 25 de março, nas suas instalações em Lisboa, uma edição especial do curso “Epidemiologia de campo – Investigação de surtos” exclusivamente para médicos do internato médico em Saúde Pública. A formação decorre no âmbito de protocolos de colaboração celebrados com as Administrações Regionais de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, do Alentejo e do Algarve.

programa do curso, que possui uma forte componente prática com a simulação da investigação de dois surtos com a intervenção dos participantes, permitirá abordar breves conceitos em epidemiologia, medidas de frequência e de associação, assim como desenhos de estudo e os passos da investigação de um surto, entre outros temas. Os interessados em participar deverão efetuar a sua inscrição até ao dia 13 de março.

Em 2020, o Instituto Ricardo Jorge realizará ainda mais uma edição desta ação formativa, aberta a profissionais de saúde e todos aqueles com especial interesse na temática. A terceira e última edição de “Epidemiologia de campo – Investigação de surtos” terá lugar nos dias 23 e 24 de setembro, com data limite de inscrição a 11 de setembro.

A investigação de surtos é fundamental para a implementação de medidas de controlo e prevenção, sendo que as ferramentas que permitem essa investigação de forma rápida e efetiva estão atualmente ao dispor de todos os níveis profissionais. Os formadores do curso dispõem de formação específica em epidemiologia (treino EPIET/EUPHEM), à qual se adicionam vários anos de experiência em vigilância e investigação epidemiológica.