Adiado 1.º Encontro de Notificadores do Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral

imagem do post do Adiado 1.º Encontro de Notificadores do Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral

10-03-2020

O 1.º Encontro de Notificadores do Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral aos 5 Anos (PVNPC5A), que teria lugar, dia 13 de março, nas instalações do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa, foi adiado para data a anunciar oportunamente. O adiamento deve-se a razões de Saúde Pública, atendendo à diversidade da proveniência geográfica e de locais de trabalho dos profissionais de saúde, notificadores e restantes inscritos, alguns em áreas do país onde se identificaram casos confirmados e cadeias de transmissão de Covid-19.

De acordo com a organização do encontro, o atual “cenário epidemiológico aconselha a que se previnam eventuais impactos na saúde dos participantes e, consequentemente, no sistema de saúde português e cuidados de saúde que prestam à população, tal como recomendado pelas várias organizações internacionais e nacionais, e cumprindo as indicações previstas no n.º 4 do Despacho nº 2836-A/2020, de 2 de março”.

O 1.º Encontro de Notificadores do PVNPC5A tem como objetivo potenciar o diálogo entre os parceiros do PVNPC5A, os atuais e potenciais notificadores e as suas equipas, bem como a partilha de experiências sobre o trabalho já efetuado e os projetos de desenvolvimento e de melhoria. Portugal foi o primeiro país europeu a implementar, em 2006, um registo de cobertura nacional da paralisia cerebral, iniciando o seu programa de vigilância ativa com a coorte de nascimento de 2001.

O PVNPC5A já recebeu a notificação de 2000 crianças com paralisia cerebral, recolhendo informação sobre as características do seu quadro clínico, dos fatores pré, peri e pós-neonatais potencialmente associados, bem como relativa às suas competências funcionais e morbilidade associada. Integrado no Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge desde 2019, o PVNPC pretende contribuir para o aumento do conhecimento dos fatores de risco da ocorrência de paralisia cerebral, potenciando a sua prevenção e contribuindo para uma melhor planificação das cuidados e apoios necessários.