Prémio | Investigação Saúde Mental: Ministério apoia iniciativa da FLAD, no valor de 300 mil euros

09/10/2020

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) convida psicólogos, psiquiatras, médicos de família, neurologistas e outros profissionais de Saúde Mental a desenvolver projetos de investigação clínica, em articulação com instituições norte-americanas, através do Prémio de Investigação em Saúde Mental «FLAD Science Award Mental Health», lançado esta sexta-feira, dia 9 de outubro.

O Lançamento deste prémio de 300 mil euros, que será anual, tem o reconhecimento da Ministra da saúde, Marta Temido, que destaca e enaltece o sentido de oportunidade desta iniciativa da FLAD, «pelo estímulo que vem dar à investigação científica portuguesa, numa área que é transversal a todos os setores da sociedade e absolutamente central na vida de cada um de nós. Dispor de resultados de investigação sobre as determinantes da Saúde Mental é um contributo decisivo para adequar as políticas, estratégias e planos de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da doença. Por outro lado, saúda-se a possibilidade de proporcionar a jovens profissionais que trabalham no campo da Saúde Mental o desenvolvimento de linhas de investigação autónomas, estimulando o seu crescimento como clínicos e investigadores.»

Lançado no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, que se comemora em 10 de outubro, o prémio tem também o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

«Esta é uma valiosa contribuição para a melhoria da saúde mental das populações, uma prioridade relativamente à qual não há mais tempo a perder no trabalho de políticos, dirigentes, clínicos e investigadores» assegura a Ministra da Saúde.

As candidaturas decorrem entre 1 e 30 de novembro, através do site  da FLAD, onde podem ser encontrados mais detalhes sobre o prémio.

O prémio será atribuído no primeiro semestre de 2021.

Para saber mais, consulte:

FLAD > Science Award Mental Health