Segurança Alimentar – Guia de Boas Práticas do Consumidor – INSA

«O Instituto Nacional de saúde Doutor Ricardo Jorge, IP, através do Departamento de Alimentação e Nutrição, disponibiliza na área da Segurança Alimentar um Guia de Boas Práticas do Consumidor.

O Departamento de Alimentação e Nutrição do INSA, em colaboração com os outros Departamentos, assegurando a função de laboratório de referência, investiga e reporta internacionalmente, desde 1993, os dados de Toxinfeções Alimentares em Portugal.

Considerando que a gestão da segurança alimentar visa o consumo de alimentos seguros e inclui o controlo de perigos e riscos microbiológicos ao longo da  cadeia alimentar, incluindo na sua etapa final – o consumidor, foi elaborado este Guia de Boas práticas do Consumidor para divulgar a informação das boas práticas de segurança alimentar em casa, de acordo com a informação dos perigos, fatores contributivos e condições que determinaram as toxinfeções alimentares ocorridas nos últimos anos em casas privadas em Portugal.

Pretende-se igualmente sensibilizar o público para a importância de informar as autoridades de saúde da ocorrência dos casos de toxinfeções alimentares, para que possam ser tomadas medidas corretivas e preventivas.

Do Guia agora publicado, destacam-se os seguintes pontos:

o Identificação dos perigos alimentares
o Riscos de infeção em casa
o Prevenção de doenças de origem alimentar
o O que fazer num caso de suspeita de toxinfeção alimentar

A publicação terá lançamento público no dia 30 de setembro, no INSA em Lisboa, no âmbito do Simpósio “Segurança Alimentar: educar para prevenir”.

Consultar a publicação

Saiba mais sobre o Seminário»