Rastreios no Dia do Euromelanoma a 11 de Maio – ULS Matosinhos / CH Leiria

Dia do Euromelanoma na ULSM
Unidade Local de Saúde Matosinhos adere à data com a realização um rastreio de cancro cutâneo, dia 11 de maio.

No âmbito das comemorações do Dia do Euromelanoma , assinalado a 11 de maio, a Unidade Local de Saúde Matosinhos (ULSM), através do Serviço de Dermatologia e Venereologia do Hospital Pedro Hispano (HPH) realiza no dia 11 de maio, um rastreio de cancro cutâneo, aderindo, através desta iniciativa, ao Dia do Euromelanoma.

O Dia do Euromelanoma é uma iniciativa europeia criada com o objetivo de promover e partilhar informação sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento do cancro cutâneo. Além dos rastreios gratuitos que são disponibilizados à população pelos serviços de dermatologia dos vários hospitais aderentes, esta iniciativa envolve também a comunidade científica e os organismos de saúde.

O rastreio consiste no exame completo da pele, na informação sobre cuidados com a exposição solar – o fator de risco mais importante para o desenvolvimento de cancro cutâneo – e ainda informação sobre as alterações a valorizar nos “sinais”.

“O cancro da pele é visível e, se detetado precocemente, pode ser tratado com sucesso. O cancro da pele pode afetar qualquer pessoa, em qualquer idade, mas é mais comum em pessoas com mais de 50 anos, ou pessoas que tiveram longa exposição ao sol”, explica a dermatologista Marta Pereira, diretora do Serviço de Dermatologia do HPH, sublinhando que esta é mais uma oportunidade para lembrar a importância da prevenção e de atenção aos sinais de alerta.

Assim, uma das mensagens a reter alerta para a necessidade da vigilância regular, fazendo o autoexame uma vez por mês. “Se identificar algum sinal suspeito, deverá consultar o médico de família ou o dermatologista”, alerta, explicando que como regra geral deve usar-se a sigla ABCD na observação dos “sinais”- Assimétricos, de Bordo irregular, Cor heterogénea ou Diâmetro superior a cinco milímetros obrigam a uma observação clínica.

A proteção solar é também fundamental na prevenção do cancro cutâneo. Assim, é importante que a população seja alertada para os horários de risco da exposição solar (entre as 11h e as 16 horas), bem como para as vantagens do uso de proteção física – roupa adequada, chapéus e óculos de sol, bem como dos cremes com filtros solares.

Para saber mais consulte:

Unidade Local de Saúde Matosinhos – http://www.ulsm.min-saude.pt/



CHL assinala Dia do Euromelanoma
Imagem ilustrativa (fonte: site do CHL)
Centro Hospitalar de Leiria realiza rastreio dermatológico para despiste do cancro cutâneo, dia 11 de maio.
O Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) irá realizar a 11 de maio, Dia do Euromelanoma 2016, rastreios ao cancro cutâneo.
O rastreio é gratuito e aberto à população, sendo especialmente indicado a pessoas com indícios da doença ou com historial familiar de melanoma, e decorre na Consulta Externa, entre as 14 e as 17 horas.
Este rastreio visa sensibilizar a população para o cancro cutâneo e para o melanoma (o tipo de cancro da pele mais perigoso), para a necessidade da deteção precoce desta doença como fator de sucesso do tratamento, e também alertar para a necessidade de prevenção, e da adoção de cuidados de proteção da pele das agressões solares.
Os interessados em fazer o rastreio devem inscrever-se junto do secretariado da consulta externa do CHL através do telefone 244 817 022.
Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de Leiria – http://www.chleiria.pt/