Hepatite A – Atualização a 23 de maio 2017 – DGS

Boletim Epidemiológico atualizado da atividade epidémica da Hepatite A em Portugal.

Veja todas as relacionadas em:
Informação do Portal SNS:

DGS anuncia novo balanço com 285 casos notificados

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu comunicado, no dia 24 de maio, no qual esclarece que Portugal tem, desde o início do ano, 285 casos notificados de Hepatite A.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico da atividade epidémica da Hepatite A em Portugal, a quase totalidade dos casos (93%) ocorreram em homens e em mais de metade (56%) o contágio ocorreu através do contacto sexual.

A maior parte dos casos (80%) estão concentrados na Região de Lisboa e Vale do Tejo e o grupo etário mais afetado é o dos 18-50 anos, com 255 casos.

Na semana passada, a DGS atualizou a norma sobre a Hepatite A e os viajantes que pretendam levar a vacina da Hepatite A deixaram de precisar de submeter o pedido à DGS, bastando ter a prescrição do médico.

No que respeita a estes grupos prioritários continua a não ser necessária qualquer validação da vacina por parte da DGS, sendo a imunização gratuita, a cargo do Serviço Nacional de Saúde.

A Hepatite A é geralmente benigna e a letalidade é inferior 0,6% dos casos. A gravidade da doença aumenta com a idade, a infeção não provoca cronicidade e dá imunidade para o resto da vida.

Para saber mais, consulte:

DGS > Hepatite A – Atualização a 23 de maio 2017