Prémio em Bioética João Lobo Antunes: candidaturas até 31 de janeiro

imagem do post do Prémio em Bioética João Lobo Antunes: candidaturas até 31 de janeiro

11-01-2019

Os interessados em concorrer à primeira edição do Prémio em Bioética João Lobo Antunes deverão apresentar as suas candidaturas até ao 31 de janeiro. Criado em 2017 pelo Ministério da Saúde, este galardão tem como objetivo dinamizar a apresentação de estudos e trabalhos de investigação, originais e inovadores, em temas de ética, nos domínios da medicina, saúde pública, saúde em geral, biologia e ciências da vida.

Podem concorrer ao Prémio em Bioética João Lobo Antunes, na qualidade de primeiro autor, jovens com idade até 35 anos, nacionais ou estrangeiros, individualmente ou em coautoria. Cada concorrente apenas poderá subscrever um trabalho, independentemente da qualidade de autoria ou coautoria.

O prémio, pecuniário e anual, consiste na atribuição de 10 mil euros ao estudo ou trabalho de investigação que, reunindo os critérios exigidos no regulamento, melhor contribua, pela sua relevância, pertinência, originalidade e grau de inovação, para o avanço da disciplina da Bioética, nas suas diversas vertentes. O prémio e as menções honrosas, caso tenham sido atribuídas, e respetivos diplomas, serão entregues em cerimónia pública a realizar no ano subsequente ao da realização do procedimento, por ocasião da celebração do Dia Mundial da Saúde, a 7 de abril.

A Secretaria-Geral do Ministério da Saúde reserva-se no direito de divulgar, pelos meios que considere mais adequados, os trabalhos e estudos de investigação candidatos ao prémio. Para mais informações, consultar o Despacho n.º 9553/2017, que cria o Prémio em Bioética João Lobo Antunes e aprova o respetivo Regulamento.