Encontro dos Registos Oncológicos 2019: Iniciativa do IPO Porto reuniu especialistas da região Norte

18/01/2019

O Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO Porto) realizou na passada terça-feira, 15 de janeiro, o Encontro dos Registos Oncológicos 2019, que contou com a participação de mais de 60 profissionais de saúde.

Nesta iniciativa, além da divulgação e discussão dos dados epidemiológicos mais recentes da região Norte, foi abordada a criação de uma rede de especialistas em oncologia que promova maior conhecimento da doença oncológica na região, em todas as suas dimensões (epidemiológicas, clínicas, terapêuticas e resultados). Este novo instrumento, conhecido como projeto Odisseia, possibilitará a obtenção de dados críticos para a gestão da doença oncológica e apoio aos doentes, familiares e investigadores.

Maria José Bento, diretora do Serviço de Epidemiologia, responsável pelo registo oncológico da região Norte e promotora do encontro, declarou que «Tivemos a oportunidade de discutir amplamente os dados de sobrevivência dos doentes com doença oncológica na nossa região, custos do seu tratamento, a incidência da doença oncológica por município, aspetos importantes do cancro da mama e estômago, a situação atual do Registo Oncológico Nacional e perspetivas futuras.»

Laranja Pontes, Presidente do IPO Porto, afirmou, na sessão de abertura do encontro, que «A colaboração entre as instituições de saúde é cada vez mais importante. Enquanto profissionais, temos grandes responsabilidades para com a comunidade e estes encontros reforçam todo o trabalho que se tem feito em prol da investigação da doença oncológica. O recurso ao digital e a implementação de uma rede de networking são as duas ferramentas essenciais para a evolução do conhecimento do cancro e para a tomada de decisões. Não podemos perder esta conexão».

Portugal é um dos países que beneficiam da colaboração entre instituições e profissionais de saúde, um dos modelos europeus de gestão da doença oncológica que permitem um conhecimento mais aprofundado e partilha de experiência entre especialistas.

Para saber mais, consulte:

IPO Porto > Notícias