CHULC: Nova unidade de radiologia tem equipamento único na Europa

30/01/2019

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) inaugurou, no Hospital Curry Cabral, uma unidade de radiologia de intervenção que tem «um equipamento único na Europa», que permite enquadrar a tomografia axial computorizada (TAC) com a angiografia e realizar medicina de precisão.

De acordo com a Presidente do Centro do CHULC, Ana Escoval, a nova unidade tem salas com equipamento híbrido de angiografia por tomografia computorizada, o que permite procedimentos de radiologia de intervenção vascular e oncológica guiados por imagem em três e quatro dimensões.

Durante a inauguração, onde esteve presente a Ministra da Saúde, Marta Temido , a Coordenadora da Unidade de Radiologia de Intervenção, Élia Coimbra, explicou que o equipamento em causa é «único na Europa» e que permite realizar medicina de precisão.

O novo equipamento, comprado com verbas do fundo europeu Portugal 2020, integram-se no investimento do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Centra em equipamentos que, nos últimos dois a três anos, «começou a repor vários anos de descapitalização». Segundo Ana Escoval, os 300 novos equipamentos que chegaram ao Centro Hospitalar nos últimos dois ou três anos estão ainda aquém de todas as necessidades.

«Não podemos desinvestir durante vários anos e acreditar que depois é estalar os dedos e volta a acontecer», afirmou a responsável, lembrando que a falta de investimento em equipamentos ocorreu devido à crise económico financeira, mas também porque iria haver o novo Hospital Oriental de Lisboa.

A Presidente do Centro Hospitalar, que terminou o mandato à frente dos seis hospitais deste Centro Hospitalar, mas que continua em funções, apelou a que «o esforço de renovação» de equipamentos continue.

Antes mesmo da inauguração da nova unidade, o Centro Hospitalar homenageou o médico cirurgião Eduardo Barroso, dando o seu nome ao  Centro Hepato-Bilio-Pancreático e de Transplantação.

Eduardo Barroso manifestou-se lisonjeado com a homenagem, que considerou «um bocadinho exagerada».

O cirurgião destacou que esse serviço do Hospital Curry Cabral, que integrou até final de outubro, é «o único do país inteiro com um quadro multidisciplinar na sua origem».

No seu discurso, Eduardo Barroso pediu às gerações mais jovens que «não reneguem o passado, nem quem lhes antecede», estando mesmo gratas a «quem lhes abriu o caminho».

Visite:

Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central – http://www.chlc.min-saude.pt