Hospital e Município de Guimarães com projeto conjunto na área saúde mental infantojuvenil

23/01/2020

A equipa de saúde mental infantojuvenil do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (HSOG) tem desenvolvido, nos últimos anos, várias iniciativas para a promoção da saúde mental e sensibilização da comunidade para várias problemáticas que interferem no desenvolvimento global das crianças e jovens.

Em constante articulação com outras Instituições da cidade, a equipa de saúde mental infantojuvenil do HSOG tem desenvolvido relações de proximidade e parceria com o Município, que se tem aliado a vários projetos, no sentido de uma maior consciencialização para as questões relacionadas com a saúde mental, que não devem ser, de todo, desvalorizadas.

Para além do Município, a equipa de saúde mental infantojuvenil do HSOG, tem trabalhado em conjunto com outras áreas, como sendo a justiça, educação e segurança social, com o objetivo de uma maior prevenção e literacia na identificação de diferentes patologias psiquiátricas e neurodesenvolvimentais na população infantojuvenil.

Como resultado da parceria entre o Hospital de Guimarães e Município, surgiu a oportunidade de se desenvolver mais um projeto denominado: “Primeira Infância e saúde mental”.

A primeira infância, período da conceção até aos 6 anos de vida, é um período crucial no desenvolvimento físico, social, cognitivo emocional da criança.

Durante a primeira infância ocorrem as maiores mudanças, na vida do indivíduo e as experiências precoces têm grande impacto nas repostas do organismo, na expressão genética e na construção da arquitetura cerebral, modulando consequentemente o sistema neuroendocrino, cardiovascular e noutros sistemas.

O modo de funcionamento destes sistemas vai interferir nas competências de aprendizagem, empatia, socialização e auto-regulação do indivíduo. Os estudos têm demonstrado que a saúde de um adulto é influenciada por acontecimentos e vivências nos primeiros anos de vida e, até mesmo, antes do nascimento.

Se priorizar a saúde das crianças pequenas, pensando no futuro das gerações vindouras, é uma aposta ganha, a Medicina tem que cooperar de forma interdisciplinar.

Neste projeto, entre o HSOG e o Município, pretende-se promover um desenvolvimento positivo na primeira infância com um modelo de intervenção na pré-escola.

Desta forma, a equipa de saúde mental infantojuvenil do HSOG com o apoio do Município, deu início à realização de reuniões bimensais, com as Educadoras da pré-escola, para sensibilização de fatores de risco e vivências adversas que prejudicam o desenvolvimento das crianças, alertando também para sinais precoces de patologia neurodesenvolvimental e psiquiátrica nestas idades.

Discutir estratégias na gestão de comportamentos desajustados e promover competências sociais, de literacia e bem-estar psicológico são fundamentais para uma maior consciencialização desta temática.

Visite:

Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães – http://www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt/