Gratuito: 1ª Conferência Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico a 31 de Maio em Lisboa – INSA

Os resultados gerais do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF), promovido e coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, vão ser divulgados publicamente, dia 31 de maio, no auditório do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Os resultados a apresentar incidem sobre as desigualdades sociodemográficas da distribuição do estado de saúde, dos determinantes de saúde e fatores de risco e dos cuidados de saúde da população residente em Portugal em 2015.

A “1ª Conferência Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico: um olhar atento à saúde dos portugueses” contará com a presença de vários especialistas nacionais e internacionais, nomeadamente Hanna Tolonen, investigadora do Instituto Nacional de Saúde e Bem-estar da Finlândia. A inscrição no evento é gratuita mas sujeita a registo prévio através do seguinte endereço de correio eletrónico: insef@insa.min-saude.pt.

Paralelamente a esta conferência, realiza-se, dia 30 de maio, nas instalações do Instituto Ricardo Jorge em Lisboa, um workshop com as equipas regionais do INSEF, com o objetivo de promover a troca de experiências regionais, bem como o desenvolvimento de recomendações e estratégias que poderão facilitar o trabalho de campo e a recolha de dados em futuros inquéritos. Participam nesta iniciativa os elementos que estiveram envolvidos na recolha de dados do INSEF: coordenadores regionais, enfermeiros, assistentes técnicos e técnicos de análises.

O INSEF tem como finalidade contribuir para a melhoria da saúde dos portugueses, apoiando as atividades nacionais e regionais de observação e monitorização do estado de saúde da população, avaliação dos programas de saúde e a investigação em saúde pública. Tem como mais-valia o facto de conjugar informação colhida por entrevista direta ao indivíduo, sobre o seu estado de saúde, determinantes de saúde e utilização de cuidados de saúde, com uma componente objetiva de exame físico.

Este Inquérito está a ser desenvolvido em parceria com o Instituto Norueguês de Saúde Publica e em colaboração com as Administrações Regionais de Saúde (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) e com as Secretarias Regionais de Saúde das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. O INSEF tem um financiamento de cerca de um milhão e meio de euros, dos quais 85 por cento são assegurados pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através do Programa Iniciativas em Saúde Pública das EEA Grants, e 15 por cento pelo Estado Português.