Entrada Livre: Seminário “Nova Abordagem Genómica para Descodificar o Agente Causador da Sífilis” a 10 de Novembro em Lisboa – INSA

A aplicação de uma técnica inovadora para a captura de DNA do agente causador da sífilis (a bactéria não-cultivável Treponema pallidum), diretamente de amostras de doentes, seguida da sequenciação total do seu genoma, permitiu descodificar ao nível genético os mecanismos que a bactéria usa durante o “braço-de-ferro” estabelecido com o paciente durante a infeção. Os resultados deste estudo desenvolvido pelo Departamento de Doenças Infeciosas foram recentemente publicados na revista Nature Microbiology no artigo “Genome-scale analysis of the non-cultivable Treponema pallidum reveals extensive within-patient genetic variation”.

Com o objetivo de divulgar o percurso e os principais resultados provenientes deste trabalho, o Instituto Ricardo Jorge promove, dia 10 de novembro, a partir das 10:30, no seu auditório em Lisboa, o Seminário “Nova abordagem genómica para descodificar o agente causador da sífilis”. A iniciativa, que tem entrada livre, terá como oradores Miguel Pinto, Vítor Borges e João Paulo Gomes, da Unidade de Bioinformática do Departamento de Doenças Infeciosas.

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível com considerável impacto em termos de Saúde Pública. Esta doença, cuja identificação requer notificação obrigatória por parte do médico às entidades de saúde em Portugal, é particularmente importante dado o complexo quadro clínico a ela associada, uma vez que não só pode progredir para infeções do Sistema Nervoso Central (“neurosífilis”) de difícil resolução, como pode ocorrer transmissão de mãe para filho durante a gravidez (“sífilis congénita”), com graves consequências para o feto/recém-nascido.