Gratuito: Seminário “30 anos da Carta de Ottawa” a 6 de Dezembro em Lisboa

“30 anos da Carta de Ottawa” é o título do seminário que o Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças não Transmissíveis, promove, dia 6 de dezembro, em Lisboa. A iniciativa tem como objetivo de assinalar os 30 anos da criação da Carta de Ottawa, documento que continua na agenda de decisores e responsáveis pelo planeamento em saúde.

O programa do evento prevê a realização de duas conferências, “30 anos da Carta de Otawa. Percursos” e “Boas Práticas em Promoção da Saúde. Um exemplo europeu- Joint Action Chrodis”, que serão proferidas por Constantino Sakellarides e Anne Pierson, respetivamente. Durante o seminário, serão também divulgados os resultados do inquérito “De onde vimos e para onde vamos 30 anos depois de Ottawa”, efetuado com a colaboração da Escola Nacional de Saúde Pública.

Por questões logísticas, a iniciativa carece de inscrição prévia através do preenchimento, até dia 2 de dezembro, do seguinte formulário online. Para mais informações, consultar a plataforma de e-Learning do Instituto Ricardo Jorge.

A Carta de Ottawa foi escrita no âmbito da Primeira Conferência Internacional de Promoção da Saúde, realizada em 21 de novembro de 1986 em Ottawa (Canadá), e teve por objetivo responder às crescentes expectativas no sentido de se conseguir um novo movimento de Saúde pública, a nível mundial. O documento agrega um conjunto de  orientações que visavam a saúde para todos no ano 2000.

As discussões que antecederam a sua elaboração centraram-se nas necessidades dos países industrializados, mas tomaram também em consideração preocupações semelhantes em todas as outras regiões. Segundo a Carta de Ottawa, a Promoção da Saúde é o processo que visa criar condições para que as pessoas aumentem a sua capacidade de controlar os fatores determinantes da saúde, no sentido de a melhorar.